booksbylilith 25/05/2024
"Judas" de Larissa Abreu.
Duas palavras que descreveriam esse livro são: sensacional e polêmico.
Não minto que já peguei para ler esse livro ano passado, quando ainda estava fresco, e devido a tantas críticas negativas, desisti. Porém, esse ano ouvi dizer que o livro tinha sido revisado... Então, resolvi dar uma chance e não me arrependo.
A história é cheia de reviravoltas que farão você duvidar de cada personagem (inclusive da principal), a forma que Larissa escolheu como o livro seria narrado é muito minuciosa, pois eu fiquei em dúvida se Jezebel realmente estava vivendo aquele momento ou apenas sonhando.
Outro ponto importante é que gostei da forma que ela abordou cada acontecimento sem romantizar, pois o que não falta nesse gênero são as romantizações absurdas. Ela descreve temas sensíveis que me fizeram chorar muito, é como se eu estivesse presenciando tudo aquilo, como se eu estivesse sofrendo junto com as vítimas e tendo a consciência do que aconteceu com elas não era algo bom ou normal, era sujo e desprezível... Que nenhum ser humano deveria passar e aqueles que praticam deveriam ser punidos.
Apesar das polêmicas por conta da história ser em volta de uma crença religiosa e dentro de uma igreja, achei ela bem desenvolvida e com pontos muito importantes sobre até onde essa crença exagerada que temos em algo ou alguém nos leva (em forma de pensar, agir ou ser) e em como ela pode acabar nos destruindo de dentro para fora, ultrapassando/esmagando os nossos desejos íntimos.
Larissa Abreu ganhou meu coração. Estou querendo começar o segundo livro dessa trilogia devido a tudo que ela aborda com consciência e em sua criatividade intrigante. Deixem o superego de lado (curso psicologia e gostei que foi utilizado esse assunto) e leiam esse livro incrível! Não vão se arrepender.