Bruna3594 23/11/2023
1 mês juntinhos...
Quando peguei Frankstein para ler, fui logo correr para ver as resenhas dos livros, mas infelizmente não encontrei aqui no Skoob sobre a versão do livro que li, mas achei de outras versões/editoras. Fiquei surpresa, pois por se tratar de um clássico achei que iria encontrar vários e vários elogios, mas vi críticas, bastante até por sinal. Algumas das críticas mais citadas foram sobre a melancolia, também sobre o quão a obra vai se desdobrando lentamente e a diferença do livro com a adaptação cinematográfica.
Quando abri no primeiro capítulo, fiquei com medo, pensei em desistir, até me perguntei se estava preparada para encarar uma obra melancólica, algo novo, diferente do que costumo ler, diferente do estereótipo que criei de Frankstein. No entanto, encerro esse livro, satisfeita, muito satisfeita. Diferente da opinião da maioria, eu não achei a leitura lenta, foi bastante rápida por sinal. O melancolismo é a essência, o poder, o centro, não sei se seria possível montar uma história tão magnífica, cheia de aprendizados e mensagens lindíssimas sem a doce e dolorosa melancolia. Frankstein é o verdadeiro significado da melancolia.
Definitivamente se tornou uma das minhas leituras preferidas do ano. Frankstein você merece o mundo! (Não o Victor, mas sim o livro)