Frankenstein

Frankenstein Mary Shelley




Resenhas - Frankenstein


7 encontrados | exibindo 1 a 7


Evelin 30/12/2023

Com certeza acabou sendo muito diferente do que eu esperava. Foram muitos anos em que toda a imagem do monstro e do seu criador na minha percepção foi construída de maneira que cada vez mais ia se distanciando da original através de algumas obras modernas. Por isso minha experiência com esse livro foi completamente nova.
Tem traços literários que admiro bastante que eu esperava não ter, além do elemento interessante de a história principal ser contada inteiramente na visão do Victor, que tem a personalidade e as intenções totalmente opostas as que eu atribuía a ele, e pelo personagem Walton, que está documentando o relato de Victor para sua irmã e dá o final da trágica história de Frankenstein.
Para resumir, eu amei e com certeza recomendo conhecer a obra original mesmo que goste mais da representação que esses mesmos personagens têm em obras mais modernas.
comentários(0)comente



Tommy'S 15/06/2024

O Monstro Racional.
Frankenstein é realmente um clássico. Apesar de eu ter achado sua escrita muito arrastada e ter achado o livro bem chato em algumas partes, ainda assim me vi preso em sua trama, principalmente ao perceber que o icônico monstro criando por Mary Shelley é racional.

Emfim, só não dei uma nota mais alta por ter achado ele arrastado. Mas é um bom livro sim.
comentários(0)comente



Bella 02/06/2023

Talvez um pouco mais...
Olha eu honestamente esperava um pouco mais, por ser Frankenstein e ser tão reconhecido e famoso colocava um pouco mais de expectativa.
Não é um livro ruim, longe disso acho que foi uma leitura muito interessante e me tirou de uma ressaca literária, mas o Frankenstein do livro é diferente do que estamos acostumados a ver, apenas leiam, não posso falar muito se não dou spoiler.
As pessoas que querem ler eu diria pra irem sem medo pois é sim um livro bom, apenas desconstruam o Frankenstein que vocês tanto conhecem e vão com expectativas diferentes. Boa leitura a todos!
Jacqueline79 02/06/2023minha estante
Eles modificaram os filmes. Porem tem um filme que é fiel ao livro e tinha na netflix. Chama frankstein de Mery


Bella 02/06/2023minha estante
Oii, obrigada! Não sabia dessa filme, vou procurar pra assistir depois




Bruna3594 23/11/2023

1 mês juntinhos...
Quando peguei Frankstein para ler, fui logo correr para ver as resenhas dos livros, mas infelizmente não encontrei aqui no Skoob sobre a versão do livro que li, mas achei de outras versões/editoras. Fiquei surpresa, pois por se tratar de um clássico achei que iria encontrar vários e vários elogios, mas vi críticas, bastante até por sinal. Algumas das críticas mais citadas foram sobre a melancolia, também sobre o quão a obra vai se desdobrando lentamente e a diferença do livro com a adaptação cinematográfica.
Quando abri no primeiro capítulo, fiquei com medo, pensei em desistir, até me perguntei se estava preparada para encarar uma obra melancólica, algo novo, diferente do que costumo ler, diferente do estereótipo que criei de Frankstein. No entanto, encerro esse livro, satisfeita, muito satisfeita. Diferente da opinião da maioria, eu não achei a leitura lenta, foi bastante rápida por sinal. O melancolismo é a essência, o poder, o centro, não sei se seria possível montar uma história tão magnífica, cheia de aprendizados e mensagens lindíssimas sem a doce e dolorosa melancolia. Frankstein é o verdadeiro significado da melancolia.
Definitivamente se tornou uma das minhas leituras preferidas do ano. Frankstein você merece o mundo! (Não o Victor, mas sim o livro)
maltchik. 28/11/2023minha estante
"Não o Victor, mas sim o livro" hahha
Realmente, tô simpatizando mais com a criatura do que com o Victor




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Ana Bernhard 15/08/2024

A leitura de Frankenstein foi uma das leituras mais surpreendentes deste ano. Sempre que leio um livro, cuja adaptação de filme eu já assisti, experimento essa sensação de surpresa pois o livro é sempre melhor. Mesmo assim, Frankenstein nos leva a reflexões muito mais profundas do que o que eu esperava.

Todos nós já ouvimos falar sobre "o cientista que cria um monstro feito de pedaços de outras pessoas", mas isso é apenas o plano de fundo da história. O cientista na verdade criou um ser, e não uma monstruosidade. Um ser que se tornou um monstro pela falta de afeto e por um mundo corrompido.

O livro nos leva a refletir sobre propósito de vida, sobre gentileza, sobre a desconfiança que temos com o desconhecido e como isso pode despertar o pior de nós. Fala também sobre a nossa capacidade criativa, que é inspirada nos atributos do Criador, e que devemos ver tudo o que criamos com responsabilidade e consciência.

O "monstro" criado por Victor desenvolve uma consciência fantástica, e analisa tudo ao seu redor com olhos novos. Sem lembrar do seu passado, ele aprende a falar e a se portar de acordo com os que estão ao seu redor, mas sua aparência grotesca (feita de partes de diferentes humanos) chega antes do seu comportamento. Ele anda errante por toda parte e é maltratado simplesmente pelo que sua aparência evoca.

Essa experiência nos leva a refletir muito: Como ele seria se tivessem o visto com misericórdia? Se tivesse sido amado, ele teria feito o que fez? Quanto de sua crueldade é responsabilidade do meio em que viveu? E sobre Victor, seu criador, o que o motivou a fazer essa criatura? Até que ponto é correto "criar por criar", sem sermos responsáveis por nossa criação e pelo que ela representa?

Frankenstein é uma leitura fundamental para todos nós. É chamada de "O Prometeu Moderno" (um mito grego sobre o criador dos humanos a partir do barro) e em uma era de criadores de conteúdo e IAs, faz todo o sentido refletirmos sobre estas questões.
comentários(0)comente



Pamela909 22/09/2024

Victor Frankenstein é uma excelente representação do espírito da época. Época essa repleta de revoluções, descobrimentos e mais do que tudo, da vontade de ir além. Ao dar vida a sua criatura, essa que permanece sem nome, o declara um monstro, sem possibilidade de mudança, o condenando para sempre ao exílio, o destinando a ter a pior das vidas. O motivo para tal? Sua aparência e apenas isso. Deste modo, seria coincidência que conhecemos o monstro pelo nome de Frankenstein?
comentários(0)comente



7 encontrados | exibindo 1 a 7