Pequenos traumas

Pequenos traumas Meg Arroll




Resenhas - Pequenos traumas


8 encontrados | exibindo 1 a 8


Andy.E 23/07/2024

Li a versão em inglês e não encontrei aqui
Não vai ser uma resenha ainda linda e maravilhosa (talvez eu edite depois), só queria elogiar e encorajar a todos que quiserem ler a LEREM!!
Achei esse livro fantástico, tão gostoso de ler e carregado de informação. Tenha a mente aberta, capte as lições e aproveite a leitura!
comentários(0)comente



Bruna 31/07/2023

Um guia
O presente livro busca desmistificar os pequenos traum4s que ocorrem em nossas vidas e nos guiar para sabermos lidar com estes de maneira mais saudável.

Todos nos deparamos com pequenas situações que ao se acumularem, nos trazem muitos desconfortos, prejuízos e falta de energia para agir, o que acaba comprometendo nossa rotina, relações, confiança e saúde física/ mental.
E assim, por vezes, percebemos que estamos esgotados somente quando nosso ?copo transborda?.

Portanto, a autora que é psicóloga, cientista e escritora especialista em saúde e bem estar, busca nos apresentar um guia com 3 passos para lidar com os pequenos tr4umas, sendo: conscientização, aceitação e ação.

A escrita da autora é fluida e super acessível, contendo exemplos de casos para melhor compreensão. De qualquer forma, todos que se propuserem a ler irão se identificar com algum (ou alguns) dos pequenos tr4umas que ela expõe.
O livro é uma ótima ferramenta auxiliar para o leitor que procura conhecimento, autoconfiança e resiliência ?? MAS, jamais substitui o processo terapêutico com uma profissional. Então, se estiver passando por alguma situação estressante, conflitante e/ou ansiogênica, PROCURE AJUDA ESPECIALIZADA ?
comentários(0)comente



Vanessa.Liandro 02/08/2023

Qual seu Pequeno T?
Quando a editora anunciou esse lançamento, tudo que pensei foi que precisava saber sobre o que se tratavam esses pequenos traumas. E não me arrependo dessa leitura. Em alguns dos seus exemplos de Pequenos Ts (a autora abrevia o termo para facilitar nossa leitura) me identifiquei com alguns deles e percebi que muito do que passei tinha uma explicação.

Os Pequenos Ts são alguns abalos que sofremos ao longo das nossas vidas, que possivelmente você acha que não te afetaram, mas estão sim te causando impacto em alguma área da sua vida. A autora nos exemplifica alguns como a infância, na escola, relacionamentos, trabalho, vida social e vários outros.

Em cada capítulo ela discorre sobre um Pequeno T e também um paciente que o apresentou. Em cada caso ela nos apresenta a abordagem CAA (Conscientização, Aceitação e Ação). Cada etapa do processo é imprescindível para que possamos entender como esses traumas afetam nosso cotidiano. E ao final de cada capítulo Arroll traz exercícios que ajudam no progresso de cada paciente.

Um dos Pequenos Ts que já ocorreu comigo foi o das transições. O que seria isso? Bom, nós como seres humanos vamos atravessar diversas fases em nossas vidas e cada uma delas tem suas particularidades. A minha fase de transição crítica ocorreu quando estava entrando nos 30 anos. Senti dificuldades em aceitar que estava saindo dos 20 anos e a sensação de perda foi grande. Queria muito ter lido esse livro antes e encontrado a ajuda que precisava para tornar esse momento mais atenuante.

Espero que todos possam ler esse livro e encontrar a ajuda que precisa. O Pequeno T não se compara aos grandes traumas que marcam uma pessoa de forma marcante, mas te garanto que é uma ferida emocional que merece atenção e cuidados.
comentários(0)comente



Cris 03/08/2023

Pequenos Ts
“Nada tão ruim aconteceu na sua vida… mas é exatamente isso: aprendemos a ignorar os Pequenos Traumas que gradual e insidiosamente deixam em nós um espaço oco, que se relacionam a uma tendência a melancolia constante e persistentes fagulhas de ansiedade, tudo envolto em um filme da vida perfeita de outras pessoas nas redes sociais.” Pág. 9

Neste livro, a autora, que é doutora em Psicologia no Reino Unido, trata de um assunto muito interessante: os pequenos traumas.

Muito se fala sobre situações traumáticas na vida das pessoas e de como elas são capazes de causar grandes sofrimentos ao longo da vida. Porém, após anos de estudos e vivência prática em seu consultório, a autora percebeu que há outros tipos de traumas que as pessoas vivenciam e que acabam não sendo às vezes nem mencionados em consultas terapêuticas porque as pessoas não imaginam como estas situações impactam em suas vidas.

Estes são os pequenos traumas, que às vezes achamos que não valem a pena nem serem mencionados, porque não se trata de nada grandioso ou importante.

Para detectar e tratar estes traumas, a autora desenvolveu um método que apelidou de AAA ou triplo A, na sigla em inglês, sendo que em português foi traduzido como Abordagem CAA. Esta abordagem então, consiste em três passos: Conscientização, Aceitação e Ação. Ao longo do livro, a autora usa exemplos de pacientes atendidos por ela e propõe reflexões sobre diversos tipos de situação.

Eu gostei muito do tema deste livro, já tinha pensado em situações como essas e realmente me fez perceber como a gente deixa passar vários momentos traumáticos sem passar por um processo de cura. E abordar estes temas não é fazer um problema pequeno parecer grande, mas é tentar lidar com o fato de que somos afetados por vários eventos ao longo da vida.

O livro tem uma linguagem muito acessível e a abordagem da autora me manteve o tempo todo interessada na leitura.


“Existe também um efeito desinibidor quando estamos na internet que faz as pessoas se afastarem de sua personalidade real e se comportarem fora do normal - um pouco como quando alguém está muito bêbado e faz algo completamente fora dos seus padrões em uma festa. Isso realmente nos lança uma ameaça, porque sugere que qualquer um poderia, nesse conjunto de circunstâncias, trollar outras.” Pág, 121


site: https://www.instagram.com/li_numlivro/
comentários(0)comente



@livrosdeanna 18/08/2023

Livros de Anna
?Porque são as pequenas coisas que dão importância a vida, mas também são as pequenas coisas cotidianas que esgotam nossa vitalidade, nosso brilho e potencial.?
.
Oi pessoal, achei esse livro maravilhoso. Fala sobre pequenos traumas, aqueles traumas que a maioria das pessoas não chegar a considerar trauma ou grande coisa mas que acumulando vários pequenos traumas acaba se tornando difícil viver pleno e feliz.
A autora traz uma abordagem muito boa sobre aprender a lidar e ressignificar, através da abordagem CAA: Conscientização, aceitação e ação.
O livro traz também várias atividades e quadros para refletirmos e fazermos alguns exercícios para ajudar.
.
Os capítulos são divididos em várias áreas da vida de qualquer pessoa como fome emocional, onde a pessoa ou come de mais ou de menos. Sobre amizades que podem ser tóxicas, abusivas. Sobre o sono e o porque de estarmos obcecados em dormir.
Sobre o relógio da vida, e a comparação que fazemos com a vida de outras pessoas sendo que cada pessoa tem seu tempo.
Sobre relacionamentos amorosos e os traumas que eles podem chegar.
.
O livro fala bastante sobre a pressão de estar feliz o tempo todo da obrigatoriedade que vemos nisso e o que sociedade impõe.
Fala sobre pessoas que vivem anestesiados, no modo ?zumbi?, sobre perfeccionismo, e sobre é claro a comparação de pessoas principalmente na redes sociais.
.
Achei tão importante essa leitura, aprendi tantas coisas, e refleti tantas outras.
Vejo as coisas com outra perspectiva agora e com certeza vou dar mais atenção a aquelas coisas ?pequenas? mas que incomodam e podem vir a ser um grande trauma.
.

?Não é nada importante, nada enorme, mas você não consegue identificar o que é.?
.
?Mas de certo modo, você não se sente realmente feliz.?
comentários(0)comente



Carla.Parreira 14/01/2024

Pequenos traumas - Superando as barreiras emocionais que afetam a nossa saúde mental. (Dra. Meg Arrol)...
Melhores trechos: "...Essa é a característica do Pequeno T – o arranhão no seu coração pode ser tanto de um relacionamento de dez anos quanto de um namorico curto. Não existe um Pequeno T mais ou menos 'meritório', depende de como ele afetou você, e seus sentimentos são válidos. Mais do que válidos, eles são tudo o que importa, uma vez que você é você, e as marcas que carrega pela vida não apenas influenciam seu futuro como também programam (pelo menos até certo ponto) diária e momentaneamente seus estados emocionais... A goma de mascar tem demonstrado reduzir o estresse agudo e níveis de cortisol. Curiosamente, esses cientistas também descobriram que a goma de mascar ajudava na produtividade... Você costuma bocejar depois de um dia estressante? Isso pode não ser apenas um reflexo do cansaço, mas sim uma maneira de o corpo resfriar o cérebro. Durante a resposta ao estresse, nosso cérebro se aquece; bocejar é um tipo de ar-condicionado fisiológico. O motivo de bocejarmos perto da hora de dormir e ao acordar é que a temperatura do cérebro fica mais alta à noite e sobe novamente ao acordar. Embora exista uma discussão em andamento sobre se bocejar é contagioso, muitas pessoas podem provocar um bocejo imitando-o primeiro. Isso provocará relaxamento e permitirá que nossas cabeças quentes se refresquem... Somos programados para fazer comparações não apenas entre nós mesmos e outras pessoas, mas com nossos eus do universo paralelo. Nós, de fato, podemos ser nossos piores tiranos! Tendemos a idealizar os caminhos que não tomamos e as escolhas que não fizemos..."
comentários(0)comente



Tatiana455 25/06/2024

O grande mérito do livro é trazer à tona os pequenos traumas, acontecimentos aos quais não prestamos muita atenção, mas que têm um impacto gigante na nossa vida.
O livro vai te ensinar a:
- identificar os eventos que parecem inofensivos e reconhecer seus padrões tóxicos.
- aceitar que há coisas que podemos modificar e aprender a lidar com elas.
- agir com consciência para enfrentar e superar suas barreiras emocionais.
Quote:
?Na verdade, a vida tem a ver com coisas insignificantes, seja um pequeno trauma ou o encontro de momentos mágicos no cotidiano. Nós é que escolhemos ao que nos prender e do que abrir mão.?
comentários(0)comente



Lidi 24/12/2023

Pequenos problemas que se não vistos nos tratam grandes na f
Gostei bastante leitura , rápida fluida e de fácil entendimento, faz termos uma analise interior e relembrar as dificuldades que tivemos lá no passado que nos fazem refletir sobre dificuldades que temos hj em dia.
comentários(0)comente



8 encontrados | exibindo 1 a 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR