Katia Góes 14/05/2024
Conhecer para saber argumentar...
? Li, gostei e resolvi indicar, também!
"Em junho de 2017, a pesquisadora Viviane Costa, que também é pastora da Assembleia de Deus em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, teve uma surpresa ao dar uma aula de teologia em uma comunidade na região de Parada de Lucas, na zona norte da cidade do Rio de Janeiro. Depois que um dos alunos contou ter deixado o tráfico de drogas e se tornado pastor, um tipo de história de redenção a que Viviane estava acostumada a ouvir. Um segundo aluno reagiu à história contada pelo primeiro, de uma forma que ela não esperava... O segundo aluno disse que não só continuava a atuar no tráfico de drogas, como se considerava evangélico e recebia a intervenção de Deus no combate aos inimigos. Sem saber o que fazer, Viviane encerrou com uma oração para não ter que dizer algo, percebendo que não tinha respostas a dar para aquela realidade desconhecida.
Começava aí, para a pesquisadora, uma trajetória de busca por entendimento que levou a pesquisadora, formada em história pela Fiar, a estudar o fenômeno em um mestrado em ciências da religião pela Universidade Metodista de São Paulo (Umesp), que deu origem ao livro Traficantes Evangélicos: quem são e a quem servem os novos bandidos de Deus, recém-lançado pela Thomas Nelson Brasil.
Para a pesquisadora, a teologia dos traficantes evangélicos não é muito diferente da ?teologia perigosa, intolerante, de cerceamento de direitos e de liberdades? de grupos fundamentalistas que formam as ?bancadas da Bíblia? nos parlamentos. ?Conter o crescimento do fundamentalismo religioso é essencial para a garantia da liberdade de ser, existir e crer?, afirma. "
Uma leitura informativa, esclarecedora e muito interessante...
? Obrigada pela indicação de leitura @leiturasdabiaprado ?????
Até a próxima! ?
?? Texto de uma Entrevista encontrada na internet.