vijan9 09/09/2024
Desandou muito rápido! Que perda de tempo!
O livro começa muito bom! A história de cara de prende...até os 50%. A autora fica fazendo muitas analogias chatas, monólogos longos e diálogos que não vão acrescentar em nada na história. A história toda poderia muito bem ter sido contada em 400 páginas.
Um ponto que me incomodou bastante, é que eu achei que o livro fosse um romance de máfia, mas na realidade é um livro que permeia o universo dos mafiosos, aborda o tema de tr@fico humano e deixa de lado relação do casal principal que é pouco explorada. Ao mesmo tempo que a autora demonstra bastante conhecimento sobre o universo da Máfia Italiana, ela peca no desenvolvimento do casal transformando o Capo Ettore em um completo boboloide, cachorrinho da Monalisa. O problema disso, é que a todo momento ela insiste numa narrativa de que Ettore é o cara mais fiel à organização, carrega a Omertà embaixo do braço, mas acata todas as tramanhas da esposa que ele mau conhece. Ainda sobre o casal, queria ter visto uma construção desse romance, o que não aconteceu. A autora faz o cara mais "frio e cruel" da máfia se apaixonar no primeiro momento em que vê a noiva e eles já de cara se dão super bem, tudo acontece muito rápido.
Sobre Monalisa, achei ela INSUPORTÁVEL. Não sei onde as pessoas acharam ela f@da. Ela passa o livro todo tomando decisões BURRAS, inconsequentes e mimadas. Ela prioriza Alexandra a custa de todo o resto, em razão de uma culpa que ela carrega por ter tomado decisões burras cuja quais ela nunca admitiu ter. Outro coisa que também não me desceu, a autora pontua diversas vezes em como Monalisa passou 8 anos treinando para ser uma grande lutadora, manipuladora, e blablabla, quando na realidade ela caiu no papinho de todo mundo, apanhava de todo mundo e se deixava abalar por tudo. Essa forçação de barra de meter um empoderamento feminino num livro sobre máfia me irritou MUITO. Ela não poderia nunca ser maior que a máfia, me desculpem. Esse negócio de Fenix, e sua cor é vermelho feito fogo, e não sei mais o que, QUE PREGUIÇA.
Agora, sobre o ponto mais confuso do livro. A história, desde o principio, da a entender que o livro vai girar em torno da Monalisa encontrar uma forma de salvar Alexandra, e no final a autora simplemente CAGA pro que aconteceu com ela! Ficamos simplesmente sem saber o que aconteceu com ela. Os plots nem deveriam ser considerados plots, fracos demais, todos muito previsíveis.
Se você está a procura de um BOM livro de máfia romance, com personagens fortes mas que não estão acima da organização e que o homem não seja um frouxo e nem a menina uma completa idiota, aqui estão duas indicações: Indomável (Zoe x, rainha da porr@ toda) e Sangue Real (Jas Silva)