spoiler visualizarVictória 12/09/2024
Um início muito bom
Depois de ler alguns livros desse gênero é possível dizer que A Thousand Autumns (Qian Qiu) é um livro muito clássico do gênero (danmei, político, wuxia).
O livro é ambientado em uma época da china antiga (que, sinceramente, eles explicam certinho no livro, mas não tive muito saco para me apegar a esses detalhes) e conta a história do Shen Qiao, um (ex) líder de seita daoísta e do Yan Wushi, um líder da seita demoníaca. O Shen Qiao sofre um acidente que acaba muito com suas fundações de cultivação e artes marciais, e então o Yan Wushi o encontra nessa situação e decide ajudá-lo (entre MUITAS aspas). Eles são personagens completamente opostos, enquanto um é o exemplo da bondade humana, resiliência e autocontrole, o outro é dado a devaneios e vive sob a lei do desejo, sem consequências e sem respeito por nada e nem ninguém. O lema da vida dele é que o ser humano é mau por natureza, e ele toma suas decisões baseado nisso.
É muito engraçado o fato de que em determinado momento do livro os dois firmam um acordo meio tácito de convivência, não sendo inimigos e tão pouco amigos, mas convivendo em harmonia, por assim dizer.
O Shen Qiao tem tanto autocontrole que chega a ser irritante em certos momentos, mas também, só assim para lidar com o Yan Wushi e suas investidas.
O livro é MUITO político, com muitas cidades e ligações políticas e acordos de diferentes seitas, assim como normalmente essas novels são, então, se você não gosta de histórias políticas, nem pense em ler esse livro porque você vai morrer de tédio. Outro ponto que pega muito em QQ é que acontecem batalhas A TODO MOMENTO com muitas pessoas diferentes (e com nomes nem um pouco fáceis de gravar). As lutas são muito bem detalhadas, muito bem descritas, mas, como li em inglês, tornou-se um pouco difícil de visualizar muito bem, principalmente porque eles tem um sistema de cultivação um pouco diferente das outras novels que já li (com qi, estudo de livros, espadas, enfim).
Em suma, eu gostei bastante do livro e indico muito. Como esse ainda é o primeiro volume, as coisas ainda estão na introdução e tudo ainda é muito lento (o que é normal em livros desse tipo). O relacionamento entre os dois personagens principais se desenvolve em passos muito lentos, mas, já é possível nesse livro ver que alguma coisa vai mudar nos próximos volumes.
Minha opinião pessoal é que eu espero que o Yan Wushi coma O PÃO QUE O DIABO AMASSOU para conquistar o Shen Qiao, e que o mesmo dê muito trabalho para o senhor líder de seita demoníaca, com sua amabilidade e teimosia. Mas o que me dá raiva é que TODO mundo quer f*der o Shen Qiao (das duas formas, e nenhuma saudável) e ninguém deixa ele descansar pra se recuperar, o pobi.