Virginia9 03/12/2023
Castle Swimmer (3ª temporada)
Nesta 1ª parte da nova temporada, Siren e Kappa voltam a estar depois de toda uma temporada afastados. A autora aproveita esta oportunidade para aprofundar a relação entre as duas personagens, redescobrindo-se um e outro após as suas aventuras na 2ª temporada. Devo dizer que as interações entre Siren, Kappa e as bruxas são de morrer a rir e, ao mesmo tempo, aconchegantes - como uma estranha família. Ainda no que toca ao romance, Martin pode estar a deixar umas pistas em relação a Momo e a uma outra personagem.
Mas, não só de romance vive "Castle Swimmer" (se bem que poderia). Esta primeira parte da 3ª temporada também oferece alguns mistérios, nomeadamente as baleias. As baleias são um novo elemento introduzido nesta nova temporada e parecem ter alguma relação com a figura do Farol. Pessoalmente, não tenho quaisquer teorias relativamente a este ponto - apenas peço à autora que não faça com que as personagens sofram muito. Outro mistério que continua bem vivo é o do pai de Siren, Shoal. Tenho a sensação que nalgum ponto da narrativa pai e filho vão se encontrar. Será um encontro carregado de tensão, suponho.
Quanto ao sofrimento, Martin brinca com os nossos corações ao finalmente revelar a verdade sobre o que aconteceu aos Octalia e qual a relação entre Nethenir e Mucku.
Com o passar das temporadas, "Castle Swimmer" vai-se tornando num webtoon mais contagiante e emocionante. Definitivamente, tornou-se num dos meus preferidos da plataforma. Mal posso esperar pela 2ª parte!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
16/09/2024
Aqui estou eu de volta a Castle Swimmer, um dos meus webtoons favoritos, para então fazer a resenha da segunda parte da terceira temporada e assim pôr as minhas leituras em dia. Castle Swimmer é daquelas histórias que nos vai surpreendendo cada vez mais a cada novo capítulo, a cada nova temporada.
Nesta segunda parte da terceira temporada, somos levados a uma jornada ainda mais profunda no mundo subaquático de Siren e Kappa. A trama se intensifica, revelando segredos há muito guardados e apresentando novos desafios que testam não apenas a força física dos personagens, mas também seus laços emocionais. A arte continua deslumbrante, capturando perfeitamente a beleza e o mistério do reino submarino. Descobrimos que tal como Kappa, as baleias também possuem uma ligação com o Deus da Superfície. A razão pela qual estas se encontram num estado de sono profundo prende-se com o facto de supostamente já terem cumprido o seu propósito. Uma vez sem propósito ou missão, elas abandonaram a superfície e deitaram-se para não mais se levantarem. Ora, devo dizer que estou bastante intrigada com este Deus da Superfície (se é que ele existe de facto). Lembro-me de certa vez ter teorizado que possivelmente o Deus da Superfície estaria de alguma forma relacionado com humanos. Agora já não sei bem o que pensar. É um mistérios deveras intrigante: quando achamos que estamos perto de uma resposta, acabamos por descobrir que estamos completamente errados.
A relação entre Siren e Kappa leva com uma nova volta de 360º. Apesar de reunidos, os dois ainda guardam segredos um do outro, não sabendo como compartilhá-los um com o outro. Claro que terem morrido e terem sido ressuscitados com magia também não ajuda. A segunda parte mostra como eles ainda estão um pouco distantes emocionalmente, mas Martin soluciona isso de forma bonita. Não pretendo dar spoilers desse momento porque é simplesmente lindo e inspirador.
A história continua a explorar temas profundos como destino, livre arbítrio e o significado de propósito, fazendo-nos questionar nossas próprias crenças e valores. A narrativa habilmente entrelaça momentos de ação emocionante com cenas mais introspectivas, mantendo um equilíbrio perfeito que prende o leitor do início ao fim. O meu único problema com esta segunda parte é que esta é demasiado curta - são apenas 14 capítulos (sim, eu contei). Pessoalmente, achei que possivelmente poderia ter mais alguns capítulos (não muitos mais). Não obstante, a temporada encerra numa nota bastante satisfatória.
Recentemente, Wendy Lian Martin anunciou que a próxima temporada - ou seja, a quarta - marcaria o final desta história tão incrível e maravilhosa. Não sei quanto a vocês, mas este anúncio apanhou-me desprevenida. Escusado será dizer que as expectativas para a próxima temporada de Castle Swimmer estão mais do que altas, algures no nível da estratosfera.