Aryane 26/06/2024
Aventura envolvente
Olá leitores queridos, tudo bem com vocês?
“Caetana: o preço da obsessão" de Sheise Piezentini é uma obra empolgante de horror e fantasia que mergulha profundamente nos labirintos da mente humana e nas consequências de uma obsessão desmedida. Eu não poderia esperar outra coisa de uma autora que tem em sua bagagem a formação de psicóloga e o amor por filmes e livros de terror.
Como resultado dessa curiosa mistura a autora, que também é autodidata, entrega um livro bem ambientado ao Brasil e ao mundo das navegações de 1766, graças as suas caprichadas pesquisas antes da escrita. Inclusive, no início do livro temos curiosidades interessantes e úteis sobre o período histórico no qual o livro se insere.
Quanto a caracterização dos personagens, temos Vicência como a principal personagem. Ela é capitã do barco pirata Caetana e comanda as Cobras do Mar, uma tripulação formada somente por mulheres. Cada uma com uma personalidade diferente e também com aspirações (e porque não obsessões) diferentes, todas elas acolhidas e resgatadas por Vicência em um mundo intolerante e cruel com as mulheres. Além da tripulação temos outros personagens secundários e como não poderia deixar de faltar seres malignos, homens-peixe, bruxas, piratas e um jinn que remonta à mitologia árabe.
A história, na primeira metade do livro, serve para apresentar as personagens e suas motivações, não que ela não seja interessante, deixa alguns questionamentos na mente do leitor, inclusive, que acho que serão respondidos no segundo livro. Mas é na segunda metade que a história começa a prender nossa atenção mais e mais. Uma divertida e emocionante excursão pirata em busca de um artefato poderoso, entranhado numa ilha cheia de perigos que faz com que as Cobras do Mar tenham de enfrentar muitos perigos e reviravoltas, eu li esse livro muito rapidamente pois realmente me empolguei com a história. O final me surpreendeu, não esperava que ele fosse se dar da forma como se desenrolou deixando um gostinho de quero mais. Ainda bem que a Sheise já escreveu o segundo volume, que já adquiri e aguardo ansiosamente. Mas me conta, vocês também gostam de histórias de piratas? O que acharam da resenha?
Aryane Braun
site: www.instagram.com/literataque