O Combate Cotidiano (graphic novel volume único)

O Combate Cotidiano (graphic novel volume único) Manu Larcenet




Resenhas - O Combate Cotidiano (graphic novel volume único)


12 encontrados | exibindo 1 a 12


Vania.Cristina 28/07/2024

Combate cotidiano: esse título já diz tudo
Escrita e desenhada pelo francês Manu Larcenet, essa história em quadrinhos foi publicada pela primeira vez em quatro volumes, entre 2003 e 2008. Nessa edição brasileira temos a história integral, que é contada a partir da perspectiva do fotógrafo de guerra Marco. Amargurado com a vida e com a profissão, ele abandona tudo e muda-se para o campo, contando apenas com a companhia do seu gato temperamental.

Marco está sofrendo de depressão e ataques de pânico e isso é retratado de uma forma bem interessante no livro.

Buscando ressignificar sua arte e sua vida, ele começa a fotografar os ex colegas de seu pai, que conhecem Marco e seu irmão desde a infância. São trabalhadores das docas, que atuam num estaleiro que pode fechar as portas a qualquer momento.

A narrativa linear, com arte colorida e traços caricatos, é intercalada por páginas em preto e branco com desenhos mais realistas, que funcionam como mergulhos na mente do protagonista. As cores são trabalhadas de forma bastante expressiva em vários momentos do livro.

Além de abordar temas como saúde mental, família, paternidade, velhice e relacionamentos, a obra fala também sobre política, conflitos trabalhistas, fascismo e fantasmas da guerra.

Na verdade, apresenta inúmeras camadas que discutem com profundidade até questões sobre a finitude e a arte: pessoas partem, lembranças são perdidas, profissões deixam de existir, ídolos são derrubados... E o papel da arte nisso tudo? Devemos separar a arte do artista? O que de fato a arte deve buscar? Onde está sua beleza e sua relevância?

O trabalho de Larcenet tem fôlego e potência, recomendo inclusive para quem quer começar a ler quadrinhos e busca temáticas mais complexas e maduras.
Cleber 30/07/2024minha estante
Uma ótima hq! Adorei a resenha


Vania.Cristina 30/07/2024minha estante
Obrigada Cleber! ?




Henry 10/10/2023

A vida é para ser vivida
Manu Larcenet já havia me deixado atônito com "O Relatório de Brodeck". Quando vi esse novo lançamento da Pipoca e Nanquim, pensei: "Putz, nem parece o mesmo autor, traço infantil, história parece ser chata".

Que prazer imenso estar profundamente enganado.

Essa história nos fala sobre a vida. Cheia de percalços, amores, ansiedades, medos, vitórias e sobre como o ser humano, às vezes, demora uma vida para aprender a viver.

Tudo aqui é balanceado. Em alguns momentos ri, em outros chorei, fiquei engasgado e refleti. Pois é esse o objetivo de Larcenet.

Essa se tornou uma daquelas leituras que marcam, da vida. Jamais sairá da minha estante.
comentários(0)comente



"Aonde você vai Sam?" 31/01/2024

Alta literatura na nona arte
"Durante muito tempo, confundi o artista com a obra...
Foi graças à psicanálise, en sucessivas etapas, que consegui vagamente dissociar os dois: É possível ser um grande artista e um completo imbecil...
Podemos fazer coisas lindas sendo, nós mesmos, muito feios. Podemos captar a beleza do mundo no papel sem jamais fazer parte dela...
É estranho: Como o que fazemos pode nos superar a este ponto?
Mas, se a obra é melhor do que o artista, por que ele não o melhora?
A mão roça o divino, enquanto os pés chafurdam na mediocridade...
Mesmo preferindo um ao outro, o mensageiro e a mensagem talvez nunca se confundam...
Meu açougueiro é um homem abominável, mas o presunto cru que ele faz é um momento de puro êxtase... A arte e a charcutaria..."
comentários(0)comente



Guilherme.Lefort 25/09/2023

Maravilhoso!
Eu estava muito ansioso para ler essa obra desde que tinha sido anunciada, pois gosto muito de histórias nessa temática da vida e seu cotidiano e quando finalmente estava com o livro em mãos tive uma das melhores leituras desse ano!

O Combate Cotidiano é aquele tipo de história que mesmo não tendo um vilão e uma grande trama consegue prender o leitor pela sucessão de acontecimentos na vida de Marco, mas também pela reflexão e como o tempo e os acontecimentos do cotidiano amadurecem o personagem.

Essa evolução é nítida e muitas vezes fica clara como ela acontece mesmo a contragosto de Marco, mostrando como a vida é implacável.

O quadrinho em nenhum momento se torna cansativo, pois é cheio de humor pelas reações de Marco aos acontecimentos, o que dá mais um toque especial a essa história, pois o personagem é muito humano e o leitor consegue se enxergar nele, pois ele está longe de ser exemplo ou perfeito.

A história é de uma sensibilidade muito forte e com poucos quadros e palavras consegue refletir sobre diversos temas difíceis de lidar e muitas vezes você se pega pensando naquilo mesmo depois de ter terminado a leitura.

A arte apesar de ?cartunesca? consegue ser muito singular e casa perfeitamente com a história e a narrativa gráfica de Larcenet reforça o teor de contemplação e reflexão que a história tem.

Foi uma leitura com diversas nuances, pois traz uma mistura de sentimento, desde a tristeza profunda até a felicidade absoluta e com certeza é uma obra pra ser revisitada no futuro e pegar novas reflexões e aprendizados.

Recomendo demais pra quem gosta desse tipo de história baseada nos acontecimentos da vida e suas pequenas coisas e como travamos um combate diário com nosso cotidiano!
comentários(0)comente



Bruno Henrique 08/10/2023

Excelente quadrinho, sensivel sem deixar de ser objetivo e humano. Talvez o principal motivo oara gostar dessa obra tenha sido a habilidade do autor em nos engajar com os personagens, fazendo nos importar com eles mesmo quando estão sendo humanamente detestáveis
comentários(0)comente



Lucas 23/10/2023

A vida e suas batalhas
O Combate Cotidiano, de Manu Larcenet, é um quadrinho francês e foi publicado originalmente pela editora Dargaud entre 2003 e 2008, sendo dividido em quatro partes. Foi vencedor do prêmio de melhor álbum no Festival de Angoulême de 2004 e lançado recentemente no Brasil pela editora Pipoca & Nanquim em uma edição integral.
Marco é um jovem fotógrafo que trabalha em regiões de guerra e conflitos, porém acaba se cansando de registrar horrores e mesmo com uma carreira consolidada, decide dar um tempo no trabalho. Ele resolve se mudar para o interior junto de seu gato Adolf, para levar uma vida mais tranquila e pacata. Acompanhamos sua rotina, entre encontros com seu irmão caçula e conversas com o Senhor Mesribes; que mora perto de sua casa, e vemos o começo de sua relação com a veterinária Émelie. Presenciamos as visitas a seus pais idosos e também a um estaleiro que lhe traz lembranças de sua infância, onde fez vários amigos.
A narrativa te prende logo no início, quando acompanhamos o protagonista no decorrer de alguns anos lidando com seus problemas cotidianos; perdas, angústias, vitórias e conquistas, além de uma transição para a vida adulta carregada de problemas de ansiedade, ataques de pânico e sua constante relutância em encarar mudanças, que muitas vezes são necessárias para a evolução e crescimento pessoal. Os desenhos são simples, uma arte quase que cartunesca. Nas partes onde são mostradas as fotos, temos uma arte mais realista; a história se mescla entre momentos tristes e angustiantes, mas também tem muitas coisas engraçadas e que te provocam uma reflexão. Todos nós de alguma maneira enfrentamos nossos medos e angústias no decorrer dos nossos dias, travamos várias batalhas que nem sempre vencemos, mas o importante é seguirmos nos levantando e aprendendo com as derrotas e nos tornando um pouco melhores a cada dia. Viver é um privilégio e cada um encontra a beleza no que ama, além de se agarrar nisso para se manter lúcido e em paz.
comentários(0)comente



AAnacruz 13/05/2024

Pra vc ler e ficar pensando por muitos dias. Vale muito a pena, tanto pelos temas abordados, quanto pelo desenvolvimento dos personagens apresentados.
comentários(0)comente



Mary Jane 27/11/2023

Foi uma HQ que me surpreendeu porque eu iniciei sem saber exatamente sobre o que se falava.

O autor abordou uns assuntos nos quais eu não estava preparada, me emocionei em alguns momentos. Foi especial ler.
comentários(0)comente



Iva Ulisses 27/09/2023

Precioso
O autor de Relatório de Brodeck em mais um trabalho fabuloso. Intimista e repleto de frases sensacionais... é cada respirada....daquelas obras que crescem dentro do leitor após a última página... dias a pensar sobre, e certeza q merece vez ou outra uma revisitada, uma folheada. E a edição da editora Pipoca & Nanquim bem bonita.

"Parar de querer encontrar um culpado torna os problemas fascinantes." P27

"Durante mt tempo confundi artista e obra...é possível ser um grande artista e um completo imbecil...mas se a obra é melhor q o artista, por que ela não o melhora?" p110

"A fraude da ideologia consiste em convencer as pessoas de que existe uma verdade, o real, então, só interessa na medida em que pode ser distorcido para caber nela." p212
comentários(0)comente



_Jorgeft 24/12/2023

Uma obra-prima sobre a vida e o cotidiano em que vivemos...
Combate Cotidiano é sobre o enfrentar um leão todos os dias. É sobre a nossa existência diária e de como a vida pode ser horrível, mas extremamente boa dia sim e dia não...
comentários(0)comente



Rodrigo.Calza 02/04/2024

Manu Larcenet é fantástico! Que hq sensível e tocante! Uma HQ que me fez rir, me emocionou e me fez refletir sobre muita coisa... Genial
comentários(0)comente



Jennifer Martins 22/05/2024

A vida vai sorrir para você!
Uma história sensível que merece ser relida para absorver as suas mensagens mais profundas. Por vezes me vi doída por tudo que o Marco passava e ao mesmo tempo o julgava. Nada que, de fato, não pudesse acontecer no nosso cotidiano.
Ri e chorei acompanhando o amadurecimento dele. Uma bela leitura!
comentários(0)comente



12 encontrados | exibindo 1 a 12


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR