Alessandra @euamolivrosnovos 29/10/2023Instagram @euamolivrosnovos"Existe um número fixo de seguidores que você precisa ter para se tornar intocável?"
.
Desde pequena, a vida de Amêndoa se resume a engajamento nas redes sociais. Sua mãe a expôs nesse mundo de curtidas muito cedo, e a artificialidade acabou dominando seu dia a dia, cercando a garota de interações falsas e afastando-a de relacionamentos reais.
.
Entretanto, a fama costuma ter seu preço e a ansiedade de Amêndoa atinge seu auge quando ela começa a se ferir em busca de aliviar o estresse.
.
Sua vida está prestes a mudar quando ela se depara com um 'hater' colérico, que usa de chantagem para tirá-la de seu eixo. Entre o desespero e suas sessões de terapia coletiva, Amêndoa aprenderá que nem tudo na vida precisa de filtro para ser incrível.
.
"Como vou entender o algoritmo de ser uma boa garota se as regras não param de mudar?"
.
Uma leitura importantíssima, com diversos gatilhos e uma boa dose de realidade, que mostra de forma visceral a verdade por trás das lentes e como esse mundo da fama influencia positiva ou negativamente a vida de todos nós.
.
O drama da protagonista é de uma sensibilidade imensa, pois, embora seja vista por milhares de seguidores, a garota não consegue expressar o que sente e, também, comunicar a quem precisa seus anseios e medos, mergulhando cada vez mais na depressão.
.
Assim comigo muitos, Amêndoa vende uma vida perfeita aos olhos de sua câmera, cheia de filtros que insistem em corrigir 'imperfeições', tornando-a irreal e com padrões inalcançáveis.
.
Essa tendência da comparação é o que derruba a personagem e as pessoas que são dominadas por esse processo de autocrítica exagerado. Além do mais, Amêndoa acaba fazendo tudo isso para agradar à mãe, esquecendo que ela mesma é digna de escolhas, aguentando sozinha a pressão e as diversas formas de comunicação violenta que recebe diariamente.
.
Adorei o livro. Uma leitura que me pregou desprevenida, mas que trouxe um conteúdo sincero sobre as falsas aparências que vemos empregadas nas redes sociais, gerando a errônea sensação de derrota e de que jamais seremos suficientes por nós mesmos. Recomendo!
site:
https://www.instagram.com/euamolivrosnovos