AventureiroLiterário 27/10/2023
Viva muito e faça o bem
As Crônicas de Terraclara é um dos mais novos livros a entrar no acerto de livros de fantasia nacional e o faz de forma muito bem vinda. Desde que o peguei pela primeira vez, estava com uma expectativa tremenda, pois achei toda a premissa muito interessante e cada uma dessas expectativas foi atendida no decorrer desse primeiro volume.
A começar pelo mundo construído, no qual fiquei totalmente apaixonado. Toda a riqueza de detelhades que compõe sua história, mitologia, política, sociedade etc foi muito bem pensada e totalmente crível de se imaginar. Sem dúvida, o autor pensou com muito carinho até chegar nessa versão final apresentada no livro.
Os personagens são carismáticos e além dos três protagonistas, temos um elenco enorme de secundários, com as mais diversas personalidades e funções nessa obra. Apesar da grande variedade, o autor acertou mais uma vez na forma como os apresentou e os usou na história, sendo que em alguns momentos eu estava gostando mais de alguns desses personagens de apoio do que do trio principal.
O que diz respeito a Mia, Teka e Gufus, gostei deles e da transformação que vemos eles passarem de acordo com os obstáculos em seu caminho. Em alguns momentos, entretanto, pareceu que essa evolução de personagem se deu rápido demais, contrastando com suas personalidades iniciais e não parecendo algo orgânico. Mas, até o final desse primeiro livro, acho que toda a experiência acumulada me convenceu de que a mudança do grupo foi devida.
A narrativa passa por uma montanha russa de acontecimentos, assim como todo bom livro de fantasia deve ser, com reviravoltas acontecendo no começo, meio e fim. A história sempre ficou interessante e sempre estava andando para frente, salvo raros momentos.
Da metade para o final, quando as maiores revelações acontecem e alguns dos grandes mistérios são revelados, a história simplesmente decola e o autor trás tantos caminhos e possibilidades para se trabalhar na sequência, que só de imaginar as muitas coisas que podem acontecer no livro dois e no livro três, fico extremamente empolgado.
Enfim, resumindo, foi uma excelente aventura de fantasia, que me deixou muito empolgando para conhecer até o final da trilogia e que vale muito a pena ser lida se você gosta de jornadas bem humoradas, recheadas de aventura, mas que também promete seus momentos épicos como outras grandes sagas estrangeiras já fizeram.