Mylla 15/02/2023
Os minimos detalhes
Não costumo fazer resenhas, mas este aqui não vai passar em branco. Não vou falar muito sobre a história em si, mas sim sobre a profundidade do livro, que me encantou assim como todos os outros antes dessa série antes deste em questão.
Está série e este livro são RECHEADO de muita coisa interessante; cultura histórica, cultura étnica, cultura social e familiar, romance, fantasia, magia e ate ficção cientifica. Nao é atoa que são enormes kkk
O nono livro da série "Outlander" se passa no período da Revolução Americana. E a Diana introduziu a história de uma família fictícia no meio de acontecimentos reais de uma forma mágica, entelaçando personagens reais, pincelando sobre seus feitos e motivo de fama, com personagens criados por ela. Nenhum nome é dito em vão aqui, seja ele real ou fictício. Cada personagem é trabalhado tão bem, tem tanta profundidade, suas caracteristicas e personalidades são tão distintas que fica difícil crer que não são reais. E todos eles e todos os acontecimentos sempre acabam se encaixando pra nao deixar nenhuma ponta solta. E a cada livro mais pontas vao sendo amarradas.
Aqui aprendemos sobre como as guerras e batalhas se desenvolveram desde seu princípio; o motivo, o desenrolar e seu desfecho. Quem foi quem, quem fez o que e quando.
Além disso tudo, aprendemos tanto sobre a forma que viviam as pessoas daquela época em várias culturas diferentes; passamos pela Escócia, Inglaterra, França, Jamaica, América... e em cada uma destrinchando sua cultura, seus costumes, sua culinária... nas Americas aprendemos sobre os povos nativos, suas diferentes aldeias e o que diferencia cada uma, sua língua.
Com o Jamie aprendemos como era ser um revolucionário, traidor da coroa, como era viver tendo um preço anunciado por sua cabeça. Aprendemos com ele como era ser dono de terras e ter varias famílias com quem se preocupar e como administrar suas terras. Aprendemos com ele como era fazer parte de um exercito, de uma milícia e como fabricar Whisky. Aprendemos com a Claire sobre medicina, sobre herbologia, ervas medicinais, o que serve para uma dor de garganta, um resfriado, dor de cabeça, cólica
, ou pra parir uma criança no chão forrado de palha. Aprendemos com a Bree sobre arquitetura e engenharia, como fabricar fósforos, pólvora, como fabricar moinhos e canos para encarnação de água e inclusive tivemos nesse livro uma aula de física extraordinária com ela. Aprendemos como eram feitas as trocas comercias, produto por produto, serviço por serviço. Aprendemos sobre a vida dos probres naquela epoca, dos ricos, dos escravos, dos soldados, dos politicos, das donas de casa, dos chefes de família, das crianças, dos comeciantes, dos agricultores, dos pescadores, dos impressores, jornalistas, dos ferreiros, dos empregados, dos caçadores, dos piratas, das prostitutas, dos ladrões, dos assassinos, dos homosexuais, das curandeiras, das condenadas bruxas, as execuções das sentenças, como as cartas eram escritas, enviadas e como chegavam até seu destinatário... Como eles viviam, o que comiam, como se preparavam pro inverno, como construíam casas com as próprias mãos, como lutavam suas batalhas e como voltavam pra casa, ou não.
Ai tem o amor... amor entre marido e mulher, uma entrega carnal e espiritual, o amor entre os filhos, os netos, a família em geral. E o quanto esse amor te leva a fazer coisas extraordinárias.
(Jamie e Claire elevaram muito o nível de expectativa pro casamento. Diana, cê ferrou com geral, amiga)
Este livro em específico é mais lento em questãos de ação. Mas é recheado de aprendizado. Entre uma coisa emocionante e outra, entre uma revelação fantástica e outra tem a viagem no tempo, magia de cura e até ressureição.... até a hora que é só eita atrás de visheeee e a coisa fica frenética. O quanto isso é maravilhoso?
Enfim.. tanta coisa. Que livro viceral. Só tenho que parabenizar a autora e agradecer pela cabecinha da onde saiu tudo isso e a disposição de pesquisar tão profudamente tudo isso pra nos entregar. Estou amando ver esse casal lutando pra envelhecerem juntos e mantendo a família segura.
Estou anciosa pelo desfecho dessa história e ao mesmo tempo triste dela estar chegando ao fim.