Karmen

Karmen Guillem March




Resenhas - Karmen


20 encontrados | exibindo 16 a 20
1 | 2


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Marina.Pratesi 22/01/2024

Uma celebração da vida
A estética da capa sugere algo que poderia assemelhar ao terror, mas essa obra vai muito além disso. Karmen é a reflexão mais didática sobre a importância da vida e como celebrar as possibilidades de ser, mesmo em um mundo cheio de caos.

Vemos a história da jovem Catalina, estudante de Direito que se vê desiludida com a vida que tinha. Desconfiava da índole de todos e se sentia sozinha no mundo. Uma sequência de eventos levam a garota a tirar a própria vida. No limiar entre os planos de vida x morte, conhece Karmen, uma funcionária do plano espiritual que conduz as almas para a morte. Exótica, a personagem observa o lado de Catalina e mostra alguns pontos relevantes da sociedade e da própria vida que a moça deixou pra trás.

Espiar outras perspectivas e até mesmo alguns entes queridos é evento que mexe com a visão de Catalina sobre a própria fatalidade que fez consigo mesma. Sem spoilers, mas vale muito conhecer essa obra. Fiquei bastante reflexiva sobre a beleza de viver em sociedade apesar das fatalidades e como é importante aproveitar o que temos e o que podemos ter. Expressar sentimentos, abranger o sentido de coletividade (tudo que fazemos para alguém tem algum impacto, assim como o que deixamos de fazer).

Embora tenha uma temática tão delicada, o autor é especialista em desenvolver com uma beleza única, valorizando a celebração da vida e de acolhimento de emoções. É uma estética muito bela, mas também carregada de nudismo. Pelo combo "temática + gravuras", imagino que seja uma leitura +18.

Podemos supor dois tipos de pessoas no mundo: aquelas que leram Karmen e se apaixonaram pela beleza da obra e da riqueza de características dos personagens (ótimo desenvolvimento) e os que nunca leram e não sabem o que estão perdendo. Recomendo imensamente a leitura dessa graphic novel verossímil, sensível, inteligente e muito intensa.

O que você faria se pudesse voar na sua cidade usando nenhuma roupa, sendo visto por ninguém e espiando a vida de amigos e desconhecidos?
comentários(0)comente



Dango Yoshio 25/12/2023

Um deja-vu
Uma história sobre a morte, mas que fala sobre a vida (já que essas duas coisas estão intrinsecamente ligadas), sobre escolhas e sobre caminhos que tomamos ou nos são impostos.

Confesso que demorei um pouco pra me conectar com a leitura. No começo tava meio confuso, achando o humor meio estranho, mas depois ficou muito bom! É aquele tipo de história que te deixa pensativo, refletindo sobre sua própria existência.

E a arte é muito bonita, principalmente os cenários e as construções de páginas. E achei o design das ceifadoras muito diferente e maneiro.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



leaoliterario 30/11/2023

?Um pequeno estímulo ou deja-vu que nos recorda o sonho todo, de uma so vez. Algo que abre a gaveta da memoria. Até agora tranquilamente fechada.?
comentários(0)comente



20 encontrados | exibindo 16 a 20
1 | 2