Nati 10/03/2024
Diferente e divertido
Ode à Ruína é um livro de época que se propõe a sair do lugar-comum.
Em primeiro lugar, o livro já começa no quarto de uma debutante com um homem amarrado em fitas de sedas vermelhas na cama. 😮🔥
Mas vamos com calma, que não é a versão de época de cinquenta tons de cinza. 🤭
Nossa querida mocinha, Ivory, é uma espécie de apaga incêndios chic. Ela não deixa que escândalos sejam descobertos na alta sociedade. 🥷🙅🏻♀ Ela é o contrário dos detetives, tendo uma enorme rede de apoio no submundo londrino para desenvolver seu ofício.
Ela é chamada a casa de um duque, porque tem um homem morto, amarrado na cama da irmã debutante do duque. Além do fato da garota ter sumido, nesse meio tempo. 🙆🏻♀
Então, do nada, o dono da casa chega e encontra essa cena após anos fora. O dono da casa em questão é um duque (colocar nome), que só se ver como um verdadeiro lobo-do-mar. 🚢⚓️
Esses dois vão ter que colaborar um com outro para resolver essa situação e no meio tempo ainda vão arranjar um tempinho para a mútua atração despertada desde o primeiro olhar.🌋
💭OPINIÃO 🗣
Nada do que contei acima é spoiler, porque tudo isso acontece no primeiro capítulo. Essa autora não enrola, ela joga os acontecimentos na cara do leitor bem nos estilos dos thrillers.
Eu gostei bastante disso nesse livro, porém não gostei muito da atração ao primeiro olhar e da primeira cena mais ou menos romântica ser logo no primeiro momento. Gosto de romances lentos.
A personagem principal é uma mulher que tem mais do que uma profissão incomum, mas também tem toda uma trajetória de vida incomum e isso ficou muito bom.
Porém, o mocinho vai para o velho clichê do duque (visconde, conde, marquês) que herda o título inesperadamente e se recusa a assumir um papel que ele não teve escolha.
Gostei do mocinho e sua pinta de pirata perigoso, mas é algo bem clichê que evidencia ainda mais como somos socialmente determinadas a nos contentar em ser o que esperam de nós.
A caça à irmã do duque, Beatrice, e o desvendamento dos segredos que estão entorno desse desaparecimento dominam a trama e nos traz alguns personagens que nos deixam com muita vontade de ler uma história deles.
Gostei da ambientação, da escrita ágil e do fato de ter um mistério a ser desvendado. Gostei dos personagens secundários que cercam Ivory e como ela é independente. Gostei também do romance (boa parte do livro) e de como o mocinho e fofo quando não está querendo explodir o mundo.