As filhas da Vila dos Tecidos

As filhas da Vila dos Tecidos Anne Jacobs




Resenhas - As filhas da Vila dos Tecidos


25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Ana Claudia 21/09/2024

Agora temos a Primeira Guerra Mundial em curso

Nesse segundo livro da série vamos acompanhar a Primeira Guerra Mundial e suas consequências para os Melzers, seus amigos, parentes e seus servos que desempenham o papel central.

Marie é moderna para a sua época com ideias inovadoras e a que entende tudo e sabe fazer tudo, conseguindo se virar mesmo nas situações mais difíceis. Kitty é a irmã apaixonada e instintiva, continua sendo muito ingênua, egoísta, chorona, enquanto Elizabeth é a irmã reflexiva da situação

A autora contextualiza bem a Primeira Guerra Mundial, o quotidiano dos alemães, o novo papel das mulheres na sociedade, a história das batalhas através das cartas que os soldados enviavam

Achei que a autora deu ênfase na pobreza da população alemã no pós-guerra e nas humilhações que a nação foi obrigada a sofrer, sendo considerada responsável pela eclosão do conflito.

Assim como no primeiro livro, um pouco antes da metade da história, o ritmo da leitura foi caindo, a história foi ficando repetitiva e fui perdendo o envolvimento com a história.
comentários(0)comente



Lílian 25/02/2024

A série segue num bom ritmo, acho até que o segundo livro é melhor do que o primeiro.
O foco é dividido com outras personagens e isso fez bem pra história.
Gostei e já vou pro terceiro.
Patricia1552 03/09/2024minha estante
Também gostei mais do 2 que do primeiro. O 3 também é bom




deb.nassif 29/08/2024

Romance Leve com personagens fortes
Marie é a figura central desse romance. Saiu do orfanato para trabalhar na casa dos Melzers. Descobriu fatos importantes sobre seu pai, um homem criativo e muito inteligente. Qualidades que Mari herdou.
Hoje, essa menina sofrida, mas forte, cuida da fábrica de tecidos e da família que sofreu perdas durante a guerra.
Livro 3, me aguarde ??
comentários(0)comente



Mari 18/03/2024

Amei
Continuação de A Vila dos Tecidos, neste volume acompanhamos a família e os empregados da casa durante a Primeira Guerra Mundial. Todos têm suas vidas transformadas e precisam amadurecer em tempos tão difíceis. Um retrato histórico da Alemanha na época e também algumas visões dos campos de batalha. As mulheres começam a se tornar protagonistas de suas próprias vidas. Mas mesmo em tempos tão difíceis o amor floresce e também persiste. Fiquei grudada no livro, não conseguia parar de ler. O final me comoveu muito. Aguardo o lançamento do terceiro, previsto para o início de abril.
comentários(0)comente



Fernanda.Bertolli 24/12/2023

AS FILHAS DA VILA DOS TECIDOS
Demorei um bocado para ler, o livro é lindo, mas bem triste, pesado, tive que parar várias vezes.
Esse livro, conta a história das filhas e nora do Sr Melzer.
A nora Marie tem gêmeos e seu esposo Paul se alista no exército e vai para a guerra.
Kitty perde o esposo na guerra e Lisa descobre que seu esposo a traiu várias vezes e pede o divórcio, porém, um acidente de guerra o desfigura e Lisa decide levá-lo, junto com os sogros na fazenda que ela herdou do tio.
Marie ajuda seu sogro a administrar a fábrica, mesmo com toda a desconfiança e machismo dele.
Uma história linda, porém triste.
comentários(0)comente



Lulubell2001 08/11/2024

Excelente
É um drama que se passa durante a Primeira Guerra Mundial.
Acompanhamos as pessoas que moram na Vila dos Tecidos e todas as dificuldades que passaram por causa da guerra.
Gostei bastante dessa história.
É o segundo volume da série.
Agora vou iniciar o terceiro volume.
Se você gosta de um drama leve vai gostar dessa série.
Amo os personagens com seus defeitos e suas qualidades.
comentários(0)comente



Rafael Mussolini 17/10/2024

As filhas da Vila dos Tecidos
"As filhas da Vila dos Tecidos" da Anne Jacobs (Editora Arqueiro, 2023) é o segundo volume da série “A Vila dos Tecidos”, que acompanha a história da família Melzer. Eles fazem parte da elite de uma pequena localidade do interior da Alemanha, são donos de uma importante fábrica de tecidos e de uma propriedade luxuosa (de mesmo nome da série), onde se desenrola toda a trama. Misturando ficção com contexto histórico da Alemanha, a obra utiliza de seus personagens para explorar as principais mudanças sociais e políticas que ocorreram no país a partir dos anos 1900.

No primeiro volume da série, fomos ambientados ao contexto do chão de fábrica e ao cotidiano da mansão dos Melzer através da história de seus moradores e empregados. É onde somos apresentados aos personagens e aos principais dilemas que irão impactar a história da família. Além dos amores e das dores, inicia-se um processo de convulsão social da Alemanha, onde costumes e política estão passando por mudanças significativas.

Durante toda a história de “A Vila dos Tecidos”, sopra um vento que anuncia a chegada de uma grande guerra, o que se torna o norte da narrativa de “As filhas da Vila dos Tecidos”.

Com o início da Primeira Guerra Mundial, os homens vão para o front e as mulheres se veem diante da missão de gerir a Vila dos Tecidos, a própria fábrica e garantir alguma normalidade. Enquanto os recursos materiais e alimentícios vão ficando cada vez mais escassos, as filhas da família Melzer precisam lidar também com uma família que está em expansão e o medo constante da violência e da morte.

Algo interessante da obra é a exploração da visão alemã em relação às motivações da primeira grande guerra. Vemos uma população que mal sabia do que realmente se tratava o conflito, que entraram na luta com a certeza de uma vitória, e foram percebendo o quanto entraram em uma guerra estúpida, apenas para colocar o país diante de uma crise econômica sem precedentes.

A obra discute o papel do Imperador Guilherme II da Alemanha, e sua responsabilidade pessoal na eclosão da Primeira Guerra Mundial. O Kaiser alemão era uma figura controversa e violenta, que lutava pela manutenção dos privilégios da monarquia no país. Anne Jacobs faz um contraponto em sua narrativa, que mostra como a sociedade se dividiu entre apoiar Guilherme II, deslumbrados com uma ideia quase doentia de patriotismo, e entre aqueles que defendiam a ideia de República e que estavam cientes da opressão que o país se encontrava.

As notícias de guerra chegam até as filhas da Vila dos Tecidos através da privação de suprimentos básicos e das cartas enviadas pelos homens. As cartas servem como uma estratégia narrativa interessante, pois durante essas leituras é que se desenham os horrores que acontecem em um campo de batalha.

"Roedores sempre haviam lhe provocado pânico, mas sua relação com eles mudou. Eram companheiros de sofrimento dos soldados: também viviam agachados embaixo da terra, se assustavam com os impactos dos projéteis e chegavam até mesmo a correr com os homens no momento dos ataques."

Para além do contexto de guerra, a obra se detém também sobre condição das mulheres, em uma época em que não podiam votar, estudar e muito menos ocupar posições de poder. O contexto de guerra mostra a força e a resiliência das mulheres para manter a família e a pátria de pé e com o mínimo de dignidade.

"Embora lutasse pelo progresso da humanidade e a soberania do povo, em assuntos privados era terrivelmente conservador. Uma mulher não devia parecer “mundana”, mas manter a “naturalidade”. Cabelo longo, saia longa, temperamento suave. E nem pensar em fumar! Muito vulgar. Do mesmo modo, condenava o uso de batom e esmalte."

O intuito da série “A Vila dos Tecidos” é acompanhar a história da família Melzer através de várias gerações e a cada volume apresentar um pouco da história da sociedade alemã.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2024/08/as-filhas-da-vila-dos-tecidos-da-anne.html
comentários(0)comente



Thálita 18/01/2024

Muitos assuntos importantes não abordados.
Nesse livro teve poucos segredos. A guerra está acontecendo gerando muito sofrimento e perdas.
A autora seguiu focando em mexericos e fofocas entre os criados.
Sinto que ela poderia ter detalhado mais a parte dos soldados, política e transição de monarquia para a república.
Muitos acontecimentos do livro a autora não explica. Simplesmente joga na nossa cara.
comentários(0)comente



Raissa.rissari 23/06/2024

Livro delicia de ler e entrar nos personagens.
Livro tranquilo e bem clichê. Mas com uma história que prende
comentários(0)comente



Natalie.Boscato 18/08/2024

As filhas da Vila dos tecidos
Mais um livro maravilhoso dessa trilogia. Estou completamente apaixonada pela escrita dessa autora! Foi uma otima surpresa em 2024!

A história é muito bem contada. Ela nao deixa nenhum personagem sem desfecho.

O romance é bonito e um drama familiar de tirar o chapéu!

Quem é fã de Lucinda, como eu, pode vir sem medo!
comentários(0)comente



Manô 01/05/2024

Livro parecido com a série downtown abbey
No segundo livro da série, a autora centraliza sua narrativa na primeira guerra mundial. Eu amei. O enredo e os personagens são os mesmos do primeiro livro. Porém neste livro alguns personagens aprendem a lição e mudam suas personalidades e decisões
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Andrea.Oliveira 17/01/2024

Uma guerra que assola a Alemanha, as dificuldades e perdas na família Melzer é o enredo dessa continuação do livro A Vila dos Tecidos.
Em as filhas da Vila dos Tecidos, a história se desenrola em torno das mulheres da família Melzer, Kity, Lisa e Marie, que enfrentam seus medos e contando sempre com os empregados da mansão, conseguem superar as dificuldades, ajudar os necessitados, e ainda manter a fábrica da família.
Uma historia envolvente, cheia de surpresas e emoções.
comentários(0)comente



Brubs_Ono 14/01/2024

Frustante.
Novamente, um livro bem escrito, muito bem detalhado mostrando a vida cruel da primeira guerra mundial olhando do prisma da Alemanha, nesse sentido o livro é riquíssimo!
Mas novamente me senti frustrada! Aguardei o livro todinho pra saber se Paul voltava ou não, e no final do livro na ultima página que vem a resposta e você não tem o prazer de ler pelo menos um capitulo aonde vemos a família unida novamente e se curando das férias que a guerra deixou, você chega no próximo livro e já tem um salto de anos, me sinto frustrada com essa saga, você espera o livro todo para ler pelo menos um capitulo aonde os personagens podem ser felizes ou pelo menos desfrutar de uma calmaria e isso não acontece, a escritora simplesmente dá um salto enorme na historia e te leva pra próxima desgraça que vai acometer a todos! Abandonei a saga, pois eu creio que precisamos de ter um capitulo ou dois de respiro entre uma desgraça e outra.
comentários(0)comente



Sandra 10/01/2024

M bom janeiro 2024 - 1
Eu gostei da continuação da história de Marie. No meio da 1 guerra. Muito bem escrito. As dificuldades das mulheres que ficaram em casa buscando sobreviver e os homens na guerra, sofrimentos, mortes e feridos.
Muito bem escrito.
Gostei
comentários(0)comente



25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR