As filhas da Vila dos Tecidos

As filhas da Vila dos Tecidos Anne Jacobs




Resenhas - As filhas da Vila dos Tecidos


25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Lulubell2001 08/11/2024

Excelente
É um drama que se passa durante a Primeira Guerra Mundial.
Acompanhamos as pessoas que moram na Vila dos Tecidos e todas as dificuldades que passaram por causa da guerra.
Gostei bastante dessa história.
É o segundo volume da série.
Agora vou iniciar o terceiro volume.
Se você gosta de um drama leve vai gostar dessa série.
Amo os personagens com seus defeitos e suas qualidades.
comentários(0)comente



Jessica.Ferreira 23/10/2024

As filhas da vila dos tecidos
. Estou gostando bastante da série. O segundo livro eu gostei mais do que o primeiro. A partir dos 60 por cento as coisas ficam emocionantes, mas sinto que ainda faltam resoluções para alguns personagens, estou ansiosa para o próximo volume. Recomendo.
comentários(0)comente



Rafael Mussolini 17/10/2024

As filhas da Vila dos Tecidos
"As filhas da Vila dos Tecidos" da Anne Jacobs (Editora Arqueiro, 2023) é o segundo volume da série “A Vila dos Tecidos”, que acompanha a história da família Melzer. Eles fazem parte da elite de uma pequena localidade do interior da Alemanha, são donos de uma importante fábrica de tecidos e de uma propriedade luxuosa (de mesmo nome da série), onde se desenrola toda a trama. Misturando ficção com contexto histórico da Alemanha, a obra utiliza de seus personagens para explorar as principais mudanças sociais e políticas que ocorreram no país a partir dos anos 1900.

No primeiro volume da série, fomos ambientados ao contexto do chão de fábrica e ao cotidiano da mansão dos Melzer através da história de seus moradores e empregados. É onde somos apresentados aos personagens e aos principais dilemas que irão impactar a história da família. Além dos amores e das dores, inicia-se um processo de convulsão social da Alemanha, onde costumes e política estão passando por mudanças significativas.

Durante toda a história de “A Vila dos Tecidos”, sopra um vento que anuncia a chegada de uma grande guerra, o que se torna o norte da narrativa de “As filhas da Vila dos Tecidos”.

Com o início da Primeira Guerra Mundial, os homens vão para o front e as mulheres se veem diante da missão de gerir a Vila dos Tecidos, a própria fábrica e garantir alguma normalidade. Enquanto os recursos materiais e alimentícios vão ficando cada vez mais escassos, as filhas da família Melzer precisam lidar também com uma família que está em expansão e o medo constante da violência e da morte.

Algo interessante da obra é a exploração da visão alemã em relação às motivações da primeira grande guerra. Vemos uma população que mal sabia do que realmente se tratava o conflito, que entraram na luta com a certeza de uma vitória, e foram percebendo o quanto entraram em uma guerra estúpida, apenas para colocar o país diante de uma crise econômica sem precedentes.

A obra discute o papel do Imperador Guilherme II da Alemanha, e sua responsabilidade pessoal na eclosão da Primeira Guerra Mundial. O Kaiser alemão era uma figura controversa e violenta, que lutava pela manutenção dos privilégios da monarquia no país. Anne Jacobs faz um contraponto em sua narrativa, que mostra como a sociedade se dividiu entre apoiar Guilherme II, deslumbrados com uma ideia quase doentia de patriotismo, e entre aqueles que defendiam a ideia de República e que estavam cientes da opressão que o país se encontrava.

As notícias de guerra chegam até as filhas da Vila dos Tecidos através da privação de suprimentos básicos e das cartas enviadas pelos homens. As cartas servem como uma estratégia narrativa interessante, pois durante essas leituras é que se desenham os horrores que acontecem em um campo de batalha.

"Roedores sempre haviam lhe provocado pânico, mas sua relação com eles mudou. Eram companheiros de sofrimento dos soldados: também viviam agachados embaixo da terra, se assustavam com os impactos dos projéteis e chegavam até mesmo a correr com os homens no momento dos ataques."

Para além do contexto de guerra, a obra se detém também sobre condição das mulheres, em uma época em que não podiam votar, estudar e muito menos ocupar posições de poder. O contexto de guerra mostra a força e a resiliência das mulheres para manter a família e a pátria de pé e com o mínimo de dignidade.

"Embora lutasse pelo progresso da humanidade e a soberania do povo, em assuntos privados era terrivelmente conservador. Uma mulher não devia parecer “mundana”, mas manter a “naturalidade”. Cabelo longo, saia longa, temperamento suave. E nem pensar em fumar! Muito vulgar. Do mesmo modo, condenava o uso de batom e esmalte."

O intuito da série “A Vila dos Tecidos” é acompanhar a história da família Melzer através de várias gerações e a cada volume apresentar um pouco da história da sociedade alemã.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2024/08/as-filhas-da-vila-dos-tecidos-da-anne.html
comentários(0)comente



Dani 04/10/2024

O segundo livro tem uma vibe bem diferente do primeiro, a Marie perde completamente o protagonismo, mas as histórias de Kitty e Elizabeth compensam.

Tirando alguns furos na história, fiquei bem envolvida e gostei dos vários pontos de vista, principalmente do Humbert (meus preferidos continuam sendo os enredos dos empregados)

Pra quem gosta de romance de guerra, uma boa pedida (mas não crie muita expectativa kk)
comentários(0)comente



Ana Claudia 21/09/2024

Agora temos a Primeira Guerra Mundial em curso

Nesse segundo livro da série vamos acompanhar a Primeira Guerra Mundial e suas consequências para os Melzers, seus amigos, parentes e seus servos que desempenham o papel central.

Marie é moderna para a sua época com ideias inovadoras e a que entende tudo e sabe fazer tudo, conseguindo se virar mesmo nas situações mais difíceis. Kitty é a irmã apaixonada e instintiva, continua sendo muito ingênua, egoísta, chorona, enquanto Elizabeth é a irmã reflexiva da situação

A autora contextualiza bem a Primeira Guerra Mundial, o quotidiano dos alemães, o novo papel das mulheres na sociedade, a história das batalhas através das cartas que os soldados enviavam

Achei que a autora deu ênfase na pobreza da população alemã no pós-guerra e nas humilhações que a nação foi obrigada a sofrer, sendo considerada responsável pela eclosão do conflito.

Assim como no primeiro livro, um pouco antes da metade da história, o ritmo da leitura foi caindo, a história foi ficando repetitiva e fui perdendo o envolvimento com a história.
comentários(0)comente



Arlete 08/09/2024

As filhas da vila dos tecidos
Achei o livro bem arrastado no que diz respeito aos acontecimentos! Mas ainda é um boa leitura para distrair.

Alguns personagens e acontecimentos poderiam ter sido melhor explorados.
comentários(0)comente



deb.nassif 29/08/2024

Romance Leve com personagens fortes
Marie é a figura central desse romance. Saiu do orfanato para trabalhar na casa dos Melzers. Descobriu fatos importantes sobre seu pai, um homem criativo e muito inteligente. Qualidades que Mari herdou.
Hoje, essa menina sofrida, mas forte, cuida da fábrica de tecidos e da família que sofreu perdas durante a guerra.
Livro 3, me aguarde ??
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Natalie.Boscato 18/08/2024

As filhas da Vila dos tecidos
Mais um livro maravilhoso dessa trilogia. Estou completamente apaixonada pela escrita dessa autora! Foi uma otima surpresa em 2024!

A história é muito bem contada. Ela nao deixa nenhum personagem sem desfecho.

O romance é bonito e um drama familiar de tirar o chapéu!

Quem é fã de Lucinda, como eu, pode vir sem medo!
comentários(0)comente



Escr 26/07/2024

Ser forte
Como as pessoas na época tinham que ser forte.
Em tudo na casa, saúde dinheiro, família e muito mais.
Me admiro como descreve a vida na época.
Valeu a pena
comentários(0)comente



Gabriela 06/07/2024

Ufa, acabei!
Achei uma leitura muito arrastada, a autora intercala demais os pontos de vista, e nem sempre a gente pega no início do capítulo, isso faz a gente perder um pouco o ritmo da leitura.

Mas a história em si achei muito legal, mais interessante do que o primeiro livro, porque nesse inclui a guerra e principalmente por ver pela perspectiva alemã.

Gostei bastante.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Raissa.rissari 23/06/2024

Livro delicia de ler e entrar nos personagens.
Livro tranquilo e bem clichê. Mas com uma história que prende
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Gi Olivia 09/05/2024

As filhas da vila dos tecidos
Bem diferente que o primeiro, agora com os outros personagens tendo foco e voz, oq gostei bastante, poder conhecer mais alguns deles.
Só não gostei q a Marie ficou muito de lado e quando aparecia não era a mesma do primeiro livro, sumiu aquela mulher cheia de autonomia e que falava sem medo..enfim, outro contexto da história também.
Agora vamos ao finaal.
comentários(0)comente



25 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR