DanuzaEosLivros 12/01/2024
Uma boa pedida
Nem lembro quando foi a última vez que li um livro do autor. Sempre gostei do estilo dele de conduzir as tramas, sempre cheio de mistérios e investigações, todos os que li anteriormente seguiam esse tipo de enredo ambientado no mundo jurídico, tribunais e criminosos sendo destrinchados com maestria.
Com esse não foi diferente. A trama se passa no Mississippi, onde o jogo, a pr0stituiça0, o contrabando de dr0gas e bebidas correm soltos. O crime está acima da lei e os matad0res de aluguel tem sempre trabalho garantido.
A própria policia local é conivente e recebe a sua parte. Porém um advogado que não se conforma com a situação de descontrole, resolve concorrer ao cargo de promotor público e declara guerra ao mundo do crime.
No meio disso tudo dois garotos da cidade, Keith Russ e Hugh Malco são amigos inseparáveis, brincam, jogam no time da escola e fazem tudo juntos. A medida que vão crescendo vão tendo interesses diferentes. Um segue os passos do pai e vai para a universidade estudar direito e o outro começa a trabalhar ainda adolescente com o pai que é dono de vários estabelecimentos não muito confiáveis.
Pronto, a partir daí as coisas começam a acontecer, o ?bem? e o ?mal? irão travar embates durante muitos anos, a justiça na pessoa do promotor Jesse, pai de Hugh e o submundo através do pai de Hugh, Malco.
Os enfrentamentos vão ficando acirrados e a leitura se torna viciante, porque a curiosidade para saber os desdobramentos vai ficando cada vez maior.
O autor é mestre em fazer um quebra-cabeça que vai sendo montado ao longo das páginas. Muita ação, jogatina, dinheiro vivo circulando, o crime compensando e a luta do promotor para moralizar, usando o que é possível, informantes, acordos judiciais em troca de penas mais brandas para pegar quem realmente interessa faz a história ficar cada página mais dinâmica e mais surpreendente.
Os dois amigos fatalmente terão sua vez de estar frente a frente e em lados opostos. Numa certa altura, lá pelos 50% da leitura uma reviravolta mudam os protagonistas e a adrenalina continua solta no enredo.
Nem vou falar mais senão acabo contando o que não devo. Aventure-se nessa leitura que prende e diverte na medida certa.