@pedroliterario 29/10/2024
Estou na praia e termino de ler ?O último sonho?, um livro do Pedro Almodóvar recém-lançado no Brasil e do qual gostei muito. Se já era fã do diretor de filmes, ler suas histórias, muitas delas os protótipos de filmes como ?Má educação?, me transforma num admirador ainda mais munido de repertório para defender seu artista de estimação - no sentido de estimar, não de domesticar. Se for para polemizar, que seja pelas tetas de fora.
Almodóvar não sabe, mas fez parte da minha adolescência confusa e cheia de angústias. Qualquer contato com ele, por mínimo que seja, me desarma e me inspira por conta de semelhanças para além do nome. Assim como ele, escrevo enquanto caminho. Assim como eu, Almodóvar tem nostalgias de tempos não vividos, mas a tranquilidade de experienciar a própria contemporaneidade.
.
Enquanto leio, uma menininha chamada Mariah oferece uma coca, que aceito com o consentimento dos pais, ou avós, não sou capaz de definir, tento encaixar este livro em algum gênero. Porém, assim como em ?Kika?, filme de 1993, Almodóvar mistura tudo o que pode: contos, crônicas, ensaios, desabafos, pensamentos, sugestões de leitura - as quais já anoto desesperadamente na minha lista de leituras - todos cheios de tesão, sinceridade, verdade, tédio e pitadas de desespero de pessoas comuns.
.
Incapaz de separar o escritor do diretor, os textos são como seus filmes: crus, diretos, saborosos de ler. Suas ficções textuais só são menos interessantes que os textos mais pessoais, como a crônica singela que escreve um dia após o falecimento da mãe e a homenagem que faz à cantora Chavela Vargas, musa musical de seus filmes. Me encantou também o último escrito, no qual faz uma reflexão sobre o fato de querer ser um escritor de romances medíocres, a produção de seus filmes, seu ato de criar e a solidão da própria vida aos 70 anos.
.
Coerente com toda a sua trajetória de artista que não se renega a qualquer custo, ?O último sonho? é uma leitura indispensável a qualquer pessoa que tenha pretensões artísticas na escrita e no audiovisual e aos fãs do espanhol.
?? Nota: 5 de 5
? Páginas: 192
#pedroliterario #pedroalmodovar #oultimosonho #literaturaestrangeira #literaturaespanhola