O último sonho

O último sonho Pedro Almodóvar
Pedro Almodóvar




Resenhas - El último sueño


7 encontrados | exibindo 1 a 7


eugabrielwilly 12/11/2024

Nosso gênio madrilheno
?O ultimo sonho? é um presente pra todos os fãs do Pedro Almodóvar (que inclusive indico a leitura apenas para os espectadores e admiradores de seus filmes, a experiência é mais completa).
Aqui ele entrega contos ficcionais e reais em primeira pessoa, permeando os rascunhos que deram origens aos roteiros de grandes obras suas, esse livro é um abraço quentinho do nosso vovô espanhol favorito.
comentários(0)comente



@pedroliterario 29/10/2024

Estou na praia e termino de ler ?O último sonho?, um livro do Pedro Almodóvar recém-lançado no Brasil e do qual gostei muito. Se já era fã do diretor de filmes, ler suas histórias, muitas delas os protótipos de filmes como ?Má educação?, me transforma num admirador ainda mais munido de repertório para defender seu artista de estimação - no sentido de estimar, não de domesticar. Se for para polemizar, que seja pelas tetas de fora.

Almodóvar não sabe, mas fez parte da minha adolescência confusa e cheia de angústias. Qualquer contato com ele, por mínimo que seja, me desarma e me inspira por conta de semelhanças para além do nome. Assim como ele, escrevo enquanto caminho. Assim como eu, Almodóvar tem nostalgias de tempos não vividos, mas a tranquilidade de experienciar a própria contemporaneidade.
.
Enquanto leio, uma menininha chamada Mariah oferece uma coca, que aceito com o consentimento dos pais, ou avós, não sou capaz de definir, tento encaixar este livro em algum gênero. Porém, assim como em ?Kika?, filme de 1993, Almodóvar mistura tudo o que pode: contos, crônicas, ensaios, desabafos, pensamentos, sugestões de leitura - as quais já anoto desesperadamente na minha lista de leituras - todos cheios de tesão, sinceridade, verdade, tédio e pitadas de desespero de pessoas comuns.
.
Incapaz de separar o escritor do diretor, os textos são como seus filmes: crus, diretos, saborosos de ler. Suas ficções textuais só são menos interessantes que os textos mais pessoais, como a crônica singela que escreve um dia após o falecimento da mãe e a homenagem que faz à cantora Chavela Vargas, musa musical de seus filmes. Me encantou também o último escrito, no qual faz uma reflexão sobre o fato de querer ser um escritor de romances medíocres, a produção de seus filmes, seu ato de criar e a solidão da própria vida aos 70 anos.
.
Coerente com toda a sua trajetória de artista que não se renega a qualquer custo, ?O último sonho? é uma leitura indispensável a qualquer pessoa que tenha pretensões artísticas na escrita e no audiovisual e aos fãs do espanhol.

?? Nota: 5 de 5
? Páginas: 192

#pedroliterario #pedroalmodovar #oultimosonho #literaturaestrangeira #literaturaespanhola
comentários(0)comente



Carol.Ramos 29/10/2024

Como um curta-metragem
Os contos são na medida certa. Se bem que alguns curti tanto que queria que não tivessem acabado 🥹 Gostei muito da escrita de Almodóvar. Os meus contos favoritos foram: A visita, O último sonho, Vida e morte de Miguel, Confissões de uma sex symbol e A redenção.
comentários(0)comente



Jhoni 05/10/2024

Um cineasta na literatura
O livro tem seus altos e baixos, mas por se tratar de um livro curto e de contos, vale a pena arriscar e conhecer a escrita de Almodóvar.
O conto que abre o livro é genial, para os fãs dos filmes de Almodóvar, principalmente Má Educação é um prato cheio.
comentários(0)comente



Raphael Santos 26/09/2024

Santa glória
O livro começou bem, como conhecemos o Almodóvar. Porém o meio é uma salada mista de coisas que não parecem sair dele, vai e vem de relatos aleatórios que me pareceram muito desinteressado. No final, ao menos retoma ao grande cineasta, seus relatos mais íntimos e diálogos abertos. Vale a leitura, mas não espere grandes coisas.
comentários(0)comente



Vitorin 23/08/2024

Almodovar!!
Gostei muito de alguns contos e de outros não tanto, mas gostei bastante no geral!! ansioso pra ler e ver mais do autor!
comentários(0)comente



joaoggur 05/08/2024

Cores de Almodóvar, cores de Frida Kahlo, cores!
Almodóvar é um dos meus cineastas favoritos, - não é raro eu me pegar revendo seus filmes, em looping, os apreciando como se fosse a primeira vez. E, quando a Companhia das Letras anunciou essa coletânea de contos, minha curiosidade para conhecer sua faceta de escritor fora instigada.

Os textos, como o próprio autor diz no prefácio, oscilam do auto-biográfico ao fictional, com alguns deles sendo prenúncios de futuros filmes (em ?Mudanças de gênero em demasia?, se discorre sobre um filme onde o carro de uma atriz atropela um jovem rapaz na saída de um teatro, - acho que já vimos essa história, não?), e outros chegando a ser incorporados a seus longas (como no caso de ?A Visita?, que está presente no clássico Má Educação [2004]), mostram que Almodóvar, além de grande cineasta, é um tremendo contador de histórias.

Inegavelmente, se um autor não é um Caio Fernando Abreu, um Cortazar, alguém que consegue criar uma obra-prima a cada unidade narrativa, os contos oscilam; e, talvez pela afeição que tenho pelo autor em questão, meus textos favoritos foram aqueles de caráter cronista, memorial, onde Almodóvar escreve em primeira pessoa, contando histórias banais e dando amostras de como é ver a arte sob seus olhos.

Creio que, para fãs do diretor, será uma ótima leitura. Destaco os contos A Visita, O Último Sonho e Um Romance Ruim.
Edu01 05/08/2024minha estante
Nossa, eu não fazia ideia da existência desse livro. Também gosto bastante dos filmes dele, já vai pra lista.


Cyntia Chaves 20/08/2024minha estante
Que incrível! Já estou curiosa pra ler!


Daniel 27/08/2024minha estante
Os contos autobiográficos são os melhores... Uma autobiografia seria perfeita.




7 encontrados | exibindo 1 a 7


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR