spoiler visualizarluizhenrique.dourado.1 14/12/2023
Crescente tensão
Adoro o PH e seus textos de criticas. Grande fã. Parabéns pelo conto!
Gostei da construção da personagem e dos detalhes do ofício. Boa a construção da tensão, o leitor sente junto, com apreensão, a chegada do clímax. Meu problema, contudo, é exatamente no desfecho do conto.
Se a flecha foi disparada pela própria protagonista, a inserção do alvo que estava por chegar e que perturbaria seu povo me caiu como uma artifício meramente enganoso. Ela queria, ela dizia que precisava acertar o alvo que era um grande problema para seu povo. Se ela era o próprio problema para o seu povo, dizer que o alvo estava chegando a cavalo exatamente me soa como truque falso. E se foi a própria flecha dela que a acertou me parece ainda fantasioso/irreal. Eu entendo (e gosto bastante) da hipótese que ela estava exausta dela mesmo e que pode ter se tornado o próprio alvo e "atirado-se", mas o texto não constrói isso, pelo contrário. Deixa-se claro a existência de um outro alvo, físico e real, cuja necessidade de acertar era absolutamente um desejo da personagem.
Em suma, gostei do conto, gostei da concepção da ideia do punch no conto, mas não na execução (não por questões literária, mas de justificação).