Lari Guglielmoni 08/12/2023
Aqui neste livro incrível temos mais de 20 crônicas.
A primeira, ? Os Valentões?, teremos a história de Tiagão e Zezão, os dois sempre se estranharam bêbados, ambos já estavam ali se matando aos poucos até que percebem que todos entraram para suas casas e os deixaram ali brigando. Na segunda, ? Amor Fraterno ?, teremos o Zé que acaba esbarrando no chão com a bicicleta de seu irmão que também estava na garupa de outra, e é aí que veremos toda a questão do irmão, um final bem realista. No terceira crônica, ? Turista inexperiente?, vamos conhecer Alexandre que acaba de chegar na rodoviária de Salvador, e vamos perceber que tudo dependia do dinheiro, de uns trocadinhos, foi uma crônica inclusive que adorei!
Na quarta crônica ? Menino danado?, conheceremos Danilo que pega a motoneta para se aventurar na cidade até que vai de deparar com policiais, mas se preparem para o final! Já na quinta crônica, ? Verdade crudelíssima?, teremos o Tio Chico e seu café junto de Inácio, uma crônica que me tocou.
E é assim que o autor vai trazendo diversas crônicas e abordando diversos assuntos e personagens, como por exemplo na sexta ele aborda bem a tecnologia + computador, na sétima ele traz um veículo + a questão de colocar gasolina ou diesel, na oitava ele traz sobre a energia e por aí vai.
E não para por aí, o autor trouxe crônicas que abordam mais acontecimentos, como ? Telefonema ameaçador ? em que temos a Leninha que recebe um telefonema ameaçador dizendo que está com sua irmã e que exige um resgate de dois mil reais, até que ligando pra a mesma percebe que é tudo mentira. Tem também a crônica ? O prêmio de dez mil reais ? no qual o personagem recebe uma ligação dizendo que ele ganhou bastante dinheiro, e o final? Uau!
Outra crônica é ? Gato não toma pílulas?, no qual tem um dono com seu gato preto pelo qual quer castrar, e é assim que ele o leva na veterinária e vai se deparar com pílulas e imaginou como faria para dar, com a certeza de que seu gato não toma pílulas.
Se preparem para mais crônicas, que aliás são bem escritas e que muitos podem se identificarem, afinal os eventos narrados podem se conectar com qualquer leitor.
Foi meu primeiro contato com esse autor e eu amei demais esse livro, com uma escrita bem fluida e envolvente, encontramos uma obra que foi muito bem desenvolvida do início ao fim e que ainda arrancou diversos sentimentos de mim.
Todas crônicas foram bem construídas, gostei de todas mas é claro que tive minhas preferidas dentre elas ? Gato não toma pílulas ? como mencionei acima traz o gato e seu dono, e a crônica ? Corrida mortal ?, no qual temos Margarete que enviou dois mototáxis para transportar do hospital para a casa a mãe e a irmã que estava enferma, mas nada é como esperado?
O autor aborda várias situações, acontecimentos e temas, tais como o cotidiano, o comércio, desentendimento entre marido x mulher, o voto na urna eleteletrônica e sua dificuldade, educação, família, e dentro outros.
Certamente esse é um livro pra se divertir, se identificar, amar as crônicas, ter diversos sentimentos e se encantar com a escrita do autor. Super recomendo! Leiam.