Joseane Santos 12/12/2023
Livro mais emocionante do ano!
Hoje é dia de falar de um livro que me emocionou, me fez chorar e ler infinitas vezes uma certa carta, que me fez ter raiva e ao mesmo tempo, empatia pelos personagens, que eu amava e torcia por eles e ao mesmo odiava e queria que eles se dessem mal, mas que me conquistou num nível que ainda não superei 🤧💔
Meu Falso Barão, um romance de época que se passa no Brasil do início do século XX
conta a história de Martin e Heloísa. Martin é de família pobre, os pais e ele trabalham no Grande Hotel Montenegro, e Heloísa é de família rica, sobrinha do dono do hotel. Os dois se conhecem ainda na adolescência, e Martin já se encanta pela menina de olhos verdes e vestido rosa mais linda que ele já viu na vida. Por causa de uma mentirinha que seu melhor amigo (e melhor personagem), Cadi conta, Heloísa acaba achando que Martin é filho de um barão, a mentira logo é descoberta, mas o amor entre os dois continua crescendo cada vez mais forte.
O problema é a diferença social entre eles, Heloísa vive no luxo, cercada pela a alta sociedade e para ela, ser amiga de alguém como o Martin é vergonhoso. Quando Heloísa vai embora do hotel, Martin decide ser corajoso e lhe oferece um buquê de flores na frente de sua família, Heloísa, envergonhada, finge que não o conhece. Martin se sente rejeitado e humilhado e por isso jura que um dia será muito rico e irá se vingar de sua amada.
Doze anos depois, Heloísa retorna ao hotel de sua família, mais linda que nunca, com a mesma empáfia de sempre, porém totalmente falida, só que pronta para melhorar a situação financeira de sua família com um casamento vantajoso com Nicolás, um argentino muito rico.
Martin conseguiu se tornar um homem muito rico, quase um barão, e vê na chegada de Heloísa a oportunidade de colocar seus planos de vingança em ação.
O problema é que quando esses dois se encontraram, o amor fala mais alto que tudo, dinheiro, vingança e posição social, mas viver esse amor não vai ser fácil e quando eu digo que não vai ser fácil, eu não tô brincando, a Silvia fez esses dois comerem o pão que ela amassou e pagar até pelos pecados que não cometeram.
Sílvia não brinca em serviço quando o assunto é fazer os personagens sofrerem, e consequentemente, fazer nós leitores sofrermos também! Mas uma vez volto a falar o quanto a escrita dela é maravilhosa, o quanto ela cria personagens incríveis e totalmente fora da curva, aqui você não vai encontro personagens perfeitos, que fazem tudo certinho, pelo contrário, aqui você vai encontrar personagens que erram, que sofrem, que acertam, que se arrependem das decisões que tomaram e que tentam voltar atrás, personagem que são reais, que parecem que existiram, o que torna bem difícil para os leitores saírem daquele mundinho que a autora criou! Uma experiência de leitura incrível, com certeza!