Jessikelly0 20/09/2023
CARTAS NA MESA
Meu único arrependimento em relação a esse livro, é ele ser um livro de bolso. Sei que a culpa é minha, mas, A...zon você me paga kkkk. Estava tão barato, que não perdi tempo, comprei esse, o Tragédia em três Atos, Um Destino Ignorado e o Mistério do Trem Azul, só quando chegaram que percebi que eram todos livros de bolso, tanto tempo de experiência em compras online e dou uma bobeira dessa, empolguei demais. Enfim, isso, não tem nada haver com a história, só estava desabafando mesmo, nas próximas vezes ficarei mais esperta kk.
Partindo ao que interessa, em Cartas na Mesa, temos quatro figurões trabalhando juntos, Poirot, Batle, Coronel Race e a escritora Ariadne Oliver.
O Sr. Shaitana, é uma de uma personalidade excêntrica, para seu próprio deleite, ele gosta de "colecionar expressões", ele brinca com os sentimentos das pessoas, jogando histórias no ar, para captar a forma como as pessoas reagem a elas, fazendo-as pensarem que ele sabe de algo sórdido que ocorreu no passado delas, dando a impressão de ser um chantagista. Entretanto, esse é um jogo perigoso, ele prepara um jantar em seu apartamento, prometendo ter uma surpresinha naquela noite fatídica. Os convidados desse jantar são 8 no total, os quatro figurões que citei anteriormente e mais quatro pessoas, aparentemente aleatórias, nenhuma delas se conheciam pessoalmente até então. Como é de se esperar da personalidade do Sr. Shaitana, ele começa a fazer certas insinuações, que darão um certo desconforto nas pessoas, uma certa desconfiança. Então perguntas começam a surgir, será que ele sabe de alguma coisa? qual é a surpresa que ele preparou para esta noite? porque ele convidou um detetive particular (Poirot) um superintendente da Scotland Yard (Batle), o Coronel Race e uma escritora de grandes casos de assassinato (Oliver)? Antes que essas perguntas pudessem ser reveladas, o Sr. Shaitana é assassinado enquanto todos jogavam uma partida de Bridge. Quem teve a oportunidade de matá-lo enquanto os demais estavam distraídos jogando? Qual história o assassino tinha medo que fosse revelada? Começa então o jogo de verdade, um assassinato aconteceu bem embaixo dos narizes de Poirot, Batle, Race e Ariadne Oliver, cabe a eles agora descobrirem quem daquelas 4 pessoas é o assassino. A revelação final foi muito empolgante, se tratando de Agatha Christie, não poderia faltar uma reviravolta é claro. Como o assassino só poderia ser uma entre aquelas outras pessoas que estavam presentes, eu não consegui suspeitar de ninguém em especial, eu aceitaria tranquilamente qualquer um deles. Quando tudo parecia solucionado a Agatha simplesmente nos surpreende novamente, achei empolgante pela correria que fizeram para evitar um terceiro assassinato (sim, 3°) isso foi uma verdadeira ludibriação rs" causando a famosa reviravolta no caso inicial. Gostei da forma como essa história foi construída, o jeito que cada um conduzia suas investigações, juntando todas as peças no final.