Letícia 19/06/2016O livro Cartas na Mesa de Agatha Christie foi publicado em 1936 e certamente é um dos melhores livros da autora.
Nesta história o excêntrico Sr. Shaitana é um homem que não tem muitos amigos e admiradores, ao contrário de suas festas, que são consideradas excepcionais. Além de dar festas memoráveis Shaitana é um colecionador de objetos e coisas excêntricas. Uma das coisas que ele coleciona é segredos. Segredos perigosos de gente perigosa.
Shaitana encontra um pequeno detetive belga e convida-o para jantar com a promessa de que será um jantar inesquecível, já que uma das cartas que o sujeito traiçoeiro tem na manga são criminosos vitoriosos, bem-sucedidos, que nunca foram pegos.
No jantar encontram-se então 4 detetives e 4 criminosos. Esses convidados tornam-se adversários em jogos de bridge. E em um jogo muito mais perigoso: Shaitana é assassinado e agora cabem aos 4 detetives a missão de descobrir o responsável pela morte de seu anfitrião e os crimes cometidos anteriormente pelos criminosos.
O enredo é muito bem escrito, cheio de suspense e momentos de altas revelações e descobertas incríveis. Em um único livro a Rainha do Crime faz com que vários crimes sejam investigados, todos aparentemente acidentes, e difíceis de chegar a eles. Além disso, em praticamente todos é impossível provar que alguém era o responsável.
Mais uma vez é comprovada a inteligência de Poirot também, descobrindo os acontecimentos de maneira peculiar e surpreendente. A trama é muito bem escrita e emocionante. Apesar de ser pequeno foi um livro que demorei um pouco para ler, mas porque estava tentando adivinhar o acontecido, o que não consegui. Quando chega em uma parte do livro você de maneira nenhuma que parar de ler, pois é uma leitura muito envolvente e a história mais elaborada da autora. Para quem gosta deste tipo de leitura, assim como eu, é uma leitura praticamente obrigatória.
site:
http://madminds.weebly.com/blog/resenha-cartas-na-mesa