Querido estudante negro

Querido estudante negro BÁRBARA CARINE




Resenhas - Querido estudante negro


22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


carolina 04/07/2024

Querido estudante negro
Na obra de Barbara Carine, vamos acompanhar uma sequência de cartas de uma menina negra da periferia, que tem o sonho de ser doutora. A história não nos da informações sobre a narradora, apenas que ela escreve as cartas para um amigo de outro estado. A cada carta a menina retrata episódios vivenciados por ela no seu dia a dia, a vontade de mudar de vida, sair da periferia, ajudar sua mãe, ingressar na universidade, até fazer o então sonhado doutorado, mas quem pensa que foi fácil se engana. Várias questões raciais e classicistas são abordadas no livro e aos poucos vamos entendendo a realidade dessa menina que deu a volta por cima e virou inspiração para muitas pessoas.
Adorei a história, fluida e objetiva trazendo diversas reflexões sobre temas importantes.
comentários(0)comente



Larissa 30/07/2024

Indico, principalmente, para alunos negros
Pra mim, só não é 5 estrelas por causa das primeiras cartas que eram de uma criança, mas a linguagem não parece uma linguagem infantil.

Cara, os comentários das cartas são bem fortes e impactantes.
comentários(0)comente



Amanda.Almeida 29/05/2024

Sejamos todos intelectuais diferentes!
"Querido estudante negro" é uma leitura obrigatória para quem deseja entender como a discriminação racial impacta diretamente o cotidiano de um estudante negro no Brasil. É uma narrativa tocante pois causa, acima de tudo, identificação. Bárbara Carine conta a trajetória dela, sendo estudante do IFBA, sendo estudante da UFBA, e se tornando professora de química. Bárbara Carine sou eu, é você, somos nós.

Lutamos contra um sistema opressor que não quer ver pretos se tornando acadêmicos, pois a cor da pele atravessa nosso corpo e determina nosso modo de estar no mundo cedo demais. Por isso é tão necessário preservar o conhecimento, pois ninguém pode nos roubar isso.

É muito fácil ver a luta diária de uma pessoa negra e dizer: "que linda história de superação, fulano é guerreiro!" Mas não houve superação, "houve incorporação ao sistema que machuca e oprime." Somos fortes e resilientes porque não temos alternativa, Bárbara quis ser uma negra acadêmica e fez o que era necessário dentro da realidade dela.

Fato é que "estamos no mesmo mar, não no mesmo barco; uns fazem a travessia de iate enquanto muito dos nossos estão se deslocando a braçadas."

Bárbara Carine é uma referência negra potente e inspiradora na academia.
Que possamos TER mais acadêmicos negros.
Que possamos LER mais sobre acadêmicos negros.

Sejamos todos intelectuais diferentes!
comentários(0)comente



Sun 25/05/2024

Ótimo!
Comecei esta leitura para compor minha pesquisa de final de curso, e não decepcionou. Não conhecia a autora, mas me senti profundamente tocada com cada carta. Uma leitura muito potente para pessoas negras, principalmente para aquelas que seguem apostando na educação.
comentários(0)comente



@estantedamarcia 31/08/2024

A biografia de Bárbara Carine, desde sua juventude, uma estudante negra de pele parda, da periferia de Salvador que avança nos seus desafios na sala de aula do ensino básico ao doutorado. Que vence todos os obstáculos da vida através da educação.
Um livro que é um espelho para nós negros e que alerta para as inquietações do ser negro nas instituições brasileiras.
comentários(0)comente



elloisxz_ 02/10/2024

"Uma história pessoal, e também de muitos outros negros..."
O livro é uma carta aberta, escrita pela educadora e autora Bárbara Carine, com o intuito de dialogar diretamente com jovens negros e negras que enfrentam as dificuldades cotidianas da educação em um país marcado por profundas desigualdades raciais. O texto, embora breve, traz consigo, uma potência transformadora, sendo tanto uma expressão de afeto quanto um chamado à resistência.
Com um tom acolhedor, Bárbara Carine busca criar uma conexão íntima com seus leitores, propondo uma reflexão sobre a importância de conhecer a própria história e resistir às narrativas que subjugam a negritude. A obra é um ato de reafirmação da dignidade negra, em que a autora encoraja os estudantes a persistirem nos estudos e a ocuparem espaços que historicamente lhes foram negados, ao mesmo tempo em que questiona o currículo eurocêntrico e propõe uma educação mais inclusiva e representativa.
A simplicidade da obra é uma de suas maiores qualidades. Bárbara Carine consegue, em poucas páginas, abordar temas complexos como racismo estrutural, identidade negra e resistência de forma acessível e comovente.
comentários(0)comente



Anne778 26/04/2024

Identificação
Se você é uma pessoa negra, provavelmente verá momentos da sua vida narrados nesse livro. Uma garotinha que troca cartas com seu amigo, ambos negros e em idade escolar, separados pela classe social. Da inocência à total consciência de si, racial. Chorei do começo ao fim por sentimentos que só quem viveu consegue entender, não tenho como explicar. O livro é lindo, forte e tão doloroso quanto reconfortante.
comentários(0)comente



22 encontrados | exibindo 16 a 22
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR