Duda França 27/07/2024
Resumo de Contos Macabros, de Edgar Allan Poe
? Olá Guardião da Leitura, tudo bem? Hoje vamos conhecer o livro Contos Macabros de Edgar Allan Poe, as ilustrações sombrias e misteriosas foram produzidas pelo vitralista e ilustrador irlandês Harry Clarke.
? "A literatura aprimora nossa capacidade de percepção da realidade, amplia nossa visão de mundo, ressignifica nossos sentimentos e auxilia na construção de nossa personalidade.
Mesmo vivendo uma revolução nos meios digitais, é importante que tenhamos diferentes referências estéticas, especialmente as do âmbito da literatura."
? "Nesse contexto, ao voltarmos ao século XIX de Poe, icônico escritor gótico, percebemos que o período foi repleto de revoluções científicas, econômicas e sociais que afetaram definitivamente a história mundial. É quando surgem as grandes metrópoles, as multidões urbanas e a economia se expande com a industrialização."
? "Isso tudo transmite ao leitor a mensagem de que a sensibilidade e o conhecimento humanos possuem aspectos contraditórios, em que muitas coisas se transformam enquanto outras se mantêm. Nesse contexto, a obra de Poe reflete, sob determinado ponto de vista, tal momento histórico."
Os contos presentes nessa antologia são:
? Berenice;
? A Queda da Casa de Usher;
? A Máscara da Morte Rubra;
? O Enterro Prematuro;
? A Verdade Sobre O Caso do Sr. Valdemar.
????? "Apresentam personagens complexos, descrições precisas, situações arrepiantes, desfechos trágicos ou enigmáticos, com muitos significados a serem decifrados e que reverberam em nós por longo tempo."
? Conhecer a obra do Mestre do Terror representa uma contribuição imprescindível para o repertório literário. Entender o contexto histórico em que seus contos - perfeitos para os Guardiões dispostos a se deixar encantar (ou reencantar) por eles - foram escritos é igualmente relevante. É preciso saber olhar para o passado para compreendermos o presente.