bnaylaaf 20/10/2024
Simpático
Sendo bem honesta, o livro em si não é nada demais. Para quem tem costume em ler outros livros policiais, não tem nenhum mistério aqui que vá se distanciar muito do normal do gênero.
Porém, nenhum desses outros livros têm um Arsène Lupin. E esse tem, por isso o 4/5.
Ele é um protagonista, com direito a todas as letras da palavra. Ele engole cada um dos capítulos desse livro de uma forma que o que te força a continuar para de ser o mistério e passa a ser a própria presença dele.
Eu gosto muito do arquétipo de "phantom thief", podem me apresentar a ele milhares de vezes e eu garanto que nunca vai perder a graça. Acredito que mistura muito bem o gosto até bem comum das pessoas por filmes de furto (Onze homens e um segredo e similares) e o imaginário que se criou sobre os séculos anteriores ao nosso, mas ainda recentes.
Arsène Lupin é um poço de carisma. Ele não é o tipo de personagem com quem as pessoas vão se identificar, creio eu, mas é aquele que elas vão gostar, mesmo não querendo.
Ps.: Acredito que não seja spoiler, já que tem o nome dele no próprio sumário do livro, mas, mds, quando o Herlock Sholmes aparece, eu me senti um marvete aplaudindo ao ver a Marvel enfiar crossover de personagem em qualquer filme por puro fan service. Que momento mágico.