Lu Oliveira 30/03/2024Uma leitura que cresceu com o tempo (e uma resenha editada vezes sem conta)"Perfeita, Apesar dos Defeitos" é um livro jovem adulto inspirado em Emma de Jane Austen, de quem a Larissa Brasil - conhecida como escritora fenomenal de suspense policial - é fã.
Leio poucos livros juvenis, mas os nacionais sempre me trazem certa nostalgia.
E para quem amava emendar os amores da Sessão da Tarde com as confusões de "Malhação" (e vice-versa), este livro é perfeito!
A história se passa no final dos anos 1990, resgatando a comunicação por telefone fixo (com secretária eletrônica, um luxo!) ou ainda, estando na rua, com a ficha para o Orelhão; com a internet ainda a passos vacilantes, tudo dificultava (e muito) a manutenção de amizades distantes.
(Felizmente, hoje temos mais facilidades e livro disponível no #kindleunlimited ;)
Emanuela é inteligente, engraçada e confiante - a típica líder da turma - tendo por defeito ser um tantinho intrometida e, por vezes, cega aos acontecimentos ao seu redor (coitado do Cris).
Assim, a versão da Emma casamenteira é a Ema que faz os "esquemas" (rsrs) para juntar os casais.
Mas que, ao mesmo tempo, é a menina romântica que se mantém firme na "não obrigação" de namorar apenas pela pressão social.
(Ema não é Nanda Noronha mas também tem "perseguições" com que lidar!)
Gostei muito dessa personagem que, apesar de não escapar ilesa à fama de chata, não deixa de ser uma boa amiga.
Trecho: "- Sem amor? Como assim? Elisa, tem tantos tipos de amor em nossa vida. Então por que superestimar um tipo de amor somente e esquecer dos outros? Amor de pai, mãe, avó, irmão, amigo, cachorro. É isso que tentam nos enfiar goela abaixo desde que a gente é pequena. Casamento, alma gêmea, amor. Como se nada mais tivesse sentido se não encontrássemos o amor de nossas vidas."
"Perfeita, Apesar dos Defeitos" foi uma leitura rápida e divertida que me deixou com vontade de ler mais das duas autoras (Lara & Jane).
Além de ter ficado viciada em "Piano Bar" do Engenheiros do Hawaii.
P.s. 1- Ainda não li Emma e não me lembro bem da adaptação, então minha referência foi "As Patricinhas de Beverly Hills".
P.s. 2- A Larissa Brasil já mencionou que pretende escrever adaptações de outros livros da Jane Austen e alguns personagens já deram as caras neste primeiro.
P.s. 3- Só eu achei a mocinha da capa parecida com a autora?
Obs.: Li este livro em Janeiro e reescrevendo a resenha em Março, editei várias vezes ao lembrar de detalhes e posso dizer que a leitura cresceu com o tempo.
Muito bom, recomendo!
site:
https://instagram.com/lueseuslivros