QUE NADA NOS SEPARE

QUE NADA NOS SEPARE FÁTIMA TELLES




Resenhas - QUE NADA NOS SEPARE


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Cássio Cipriano 05/02/2024

Um belo exemplo de como a revolução na literatura começa pelo cenário independente.
Nessa história, a autora brinca muito com significados e sentidos de termos que já conhecemos, mas que aqui ganham outros sentidos. Para ter uma ideia, o tempo aqui não é medido em dias e horas, e sim ciclos e barras. Não há pai, mãe e filhos, existem Cari e Caridro, termos sem gênero que são utilizados para indicar relações familiares, e estes são alguns poucos exemplos que estou citando, pois essa história é um prato cheio para quem gosta de semiótica. As sociedades que a Fátima criou aqui têm uma organização própria, e tudo o que é comum para nós, na nossa cultura, acaba sendo ressignificado de alguma forma.

Por se tratar de uma obra afrofuturista, diversos aspectos das vivências de pessoas pretas são exaltados. A autora subverte padrões ao trazer a cor preta, comumente associada a coisas negativas, para um contexto de valor e importância em vários elementos da sua história. Talvez o maior exemplo seja que os habitantes do Tudo vivem na escuridão e a claridade é letal para eles, e uma das coisas que eu mais gostei é que o cabelo é algo vital para eles. Todas as pessoas nesse território usam dreads e eles têm vida própria, se movimentam, funcionando como membros do corpo, uma espécie de tentáculos, inclusive, sangram se forem arrancados. Eu achei isso fantástico e tão potente, pois a autora pegou um símbolo de luta e resistência no movimento negro (o cabelo) e colocou na sua história como uma parte do corpo vital pros seus personagens.

Para finalizar, quero dizer que esta é uma história densa, narrada em linhas temporais diferentes, que vão se cruzando ao longo da narrativa, e isso faz com que o leitor teorize muitas coisas. Fiquei pensando sobre os acontecimentos durante todo o meu tempo de leitura, tive sonhos com essa história, ela não saiu da minha cabeça em nenhum momento. O começo da leitura pode parecer confuso, mas com o avançar das páginas, tudo vai fazendo sentido e o final é surpreendente, de explodir a cabeça.

site: https://instagram.com/cassiocipriano
comentários(0)comente



sousimplesmentejuliana 07/01/2024

Uma leitura para corações fortes
Acompanho a autora desde sua primeira publicação e, como fã de carteirinha do seu trabalho, foi uma felicidade enorme participar da leitura beta desta obra. Fátima Telles tem um jeito todo especial de contar histórias, mas ?Que Nada Nos Separe? é diferente de tudo o que já li (até mesmo dos trabalhos anteriores da própria autora). Com uma pegada mais adulta e sombria, a obra é uma ficção científica afro futurista baseada em uma tecnologia única que beira ao fantástico. Você não vai conseguir deixar de imaginar as maravilhas que faria se a Ametari estivesse ao controle de suas mãos.

Posso gostar muito da autora, mas antes de tudo sou uma leitora chata e exigente. Vi essa história evoluir até sua melhor versão e posso dizer que estou muito orgulhosa da garra e profissionalismo da autora. Mesmo com um prazo apertado, uma leitora surtada na sua cola e até o universo lutando contra, Fátima não perdeu a fé no seu trabalho e deu o seu melhor em cada linha. Com uma trama complexa e inusitada, os personagens possuem características tão humanas e profundas que me fizeram viver (e sofrer) seus dilemas na pele. QNNS é uma leitura para corações fortes. Siga por sua conta em risco e se prepare para devorar páginas e surtar até o final.
comentários(0)comente



Camarada dos livros 29/01/2024

Não era o melhor momento
O livro é bom, mas achei o começo e o final meio confusos, não entendi direito o que aconteceu.
A escritora repete bastante algumas palavras, o que me cansou bastante e me desanimou da leitura, o que deve ter contribuído para eu ficar confuso pq não estava completamente ligado na história.
Mas o meio, a parte em que eu entendi o que estava acontecendo, foi muito divertido e com acontecimentos bem interessantes.
Se eu não estivesse impressionado pelo livro que eu estava lendo ao mesmo tempo, eu provavelmente teria dado 4 estrelas.
comentários(0)comente



Yaah Meneguin 31/01/2024

Futurista?
No começo o livro é bem confuso, até Boa parte da metade pra mim que sou lerda, mais mesmo perdida ainda assim sentia a vontade de continuar e ler mais , os personagens são cativantes e os anagramas de anos e nomes são incríveis
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR