Bia | @psicosedelivros 08/04/2024
Um ator e uma fanfiqueira
Marcus Caster-Rupp tem um segredo. Para a mídia, ele é um ator sem graça que só se preocupa com a própria aparência. Para o público de Deuses dos Portões , ele é Eneias, um dos protagonistas da maior série de TV do momento. Na internet, contudo, sua personalidade é bem diferente: por meio de histórias anônimas sobre seu casal favorito do programa ― Eneias e Lavínia ―, Marcus expõe suas frustrações com a série. O problema é: se alguém descobrir o que ele anda postando, a carreira dele será arruinada.
April Whittier também tem algo a esconder. Fã incondicional de Lavínia, ela está cansada de separar seu amor por fanfictions e cosplays de sua “vida real”. Quando por fim toma coragem para publicar uma foto da última fantasia que criou, o fato de April não se encaixar no padrão de beleza da sociedade faz com que a imagem acabe atraindo atenção indesejada. Mas o que ela não esperava era que, após ver os comentários maldosos na internet, Marcus saísse em sua defesa e a convidasse para sair.
Durante o encontro, Marcus logo percebe que April é exatamente o tipo de pessoa com quem ele gostaria de se relacionar, uma mulher linda, confiante e inteligente. Mas assim que descobre que ela é a Tiete Da Lavínia, sua amiga virtual mais próxima, ele se dá conta de que precisará tomar ainda mais cuidado para não expor sua persona on-line.
Será que os dois conseguirão parar de se esconder de uma vez por todas, ou esse casal tão shippado terá que acabar muito antes do que o fandom gostaria?
April trabalha em uma empresa de geologia como consultora, por ser uma empresa pequena e no ramo que trabalha, ela precisa manter um certo status para conseguir clientes, uma boa aparência, ser o mais profissional possível e ter uma reputação impecável, se por acaso seus chefes ou clientes descobrirem que ela gosta de se fantasiar da sua personagem favorita de série de TV e ler fanfics sobre semideuses fictícios, sua reputação iria por água a baixo, principalmente porque está de mudança e vai trabalhar como supervisora de consultores, e isso significa menos trabalho de campo e mais burocracia, mas era exatamente o que ela queria.
Marcus Caster-Rupp tem um segredo. Ele veste uma máscara para quase todo aspecto de sua vida, o único lugar onde ele pode se expressar e ser ele mesmo é quando está escrevendo fanfics da série que ele protagoniza e quando conversa com a tiete de Lavinia. Por ser disléxico ele demora um pouco pra conseguir ler os textos, mas adora ser o leitor beta da tiete.
Gostei muito da maturidade e do ritmo da história, onde nada é apressado e tudo se resolve com calma e diálogo. As coisas vão acontecendo naturalmente e as questões vão sendo desenvolvidas de forma gradativa e isso me agradou muito.
O romance não é daqueles que chegam com tudo, mas vai sendo construído aos poucos, de forma mais tranquila e quando dei por mim já estava na torcida para dar tudo certo, por mais difícil que fosse uma relação entre um ator e uma pessoa "desconhecida" (a April é muito mais que só uma fã).
Narrado em terceira pessoa, e traz o pov dos dois personagens, eu sempre prefiro assim, já que dessa forma podemos ver o que se passa na mente dos dois indivíduos, e ainda bem que a autora optou por isso, porque já que é um livro que demora um pouco a engatar, fica mais interessante e dinamico quando temos pov duplo.
Adorei os temas mais sérios que a autora se propôs a abordar e ela fez isso muito bem. É uma comedia romântica com um humor mais seco, mas que ainda assim me conquistou.