Neylane Naually 03/06/2024Leitura essencialMar Aberto é um livro lindo, já começamos deixando isso em evidência. A estreia de Caleb Azumah Nelson rendeu a ele alguns prêmios e traz a história de um casal negro de londrinos que se apaixona perdidamente, e todo esse sentimento vivido por eles é descrito de um jeito muito poético. A escrita do autor é o ponto alto do livro, porque além desse amor tão bonito entre os dois personagens, Mar Aberto também relata a violência contra pessoas negras, e além dos acontecimentos nós vemos como tudo isso afeta a vida e a mente do protagonista e consequentemente o relacionamento dos dois.
"Você sabe que amar é tanto nadar quanto se afogar. Você sabe que amar é ser um todo, parte de um todo, uma articulação, uma fratura, um coração, um osso. É um sangramento e a cura. É estar no mundo, ser honesto. É colocar alguém ao lado do seu coração pulsante, na escuridão absoluta do seu interior, e confiar que esse alguém vai mantê-lo por perto. Amar é confiar, e confiar é ter fé. De que outra forma você deveria amar?"
Quando eles se conhecem a mulher está em um outro relacionamento que logo acaba, mas que mesmo assim se torna um empecilho pra que eles vivam um romance logo de cara, então acaba nascendo uma amizade muito forte, mesmo os dois sabendo muito bem o que sentem um pelo outro eles acabam temendo viver esse sentimento por medo de arriscar tudo que construíram. Mas é claro que a amizade não é o bastante e então uma história de amor inevitável acontece.
"Pensa em se agarrar a esse sentimento por um tempo, restringir, sufocar, porque às vezes é mais fácil se esconder na sua própria escuridão do que emergir, nu e vulnerável, piscando na sua própria luz. [...] a vida ainda se opondo ao ritmo do seu coração acelerado."
Como eu disse, a violência contra pessoas negras na europa é um ponto chave na história, assim como o racismo. Os dois foram alguns dos poucos alunos negros em escolas particulares do Reino Unido e relatam como era uma experiência estranha. Ele tem raízes ganesas e isso é muito explorado no texto, essa falta de pertencimento que muitos sentem por toda a exclusão e racismo sofridos em países mais miscigenados, nós brasileiros sabemos bem como é, em Gana a população é majoritariamente negra e essas pessoas ocupam todos os lugares, se sentem em casa em todos os lugares.
Mar Aberto é um livro romanticamente lindo e faz uma denúncia / reflexão sobre o nosso tempo de um jeito doloroso mas muito real. Uma leitura essencial.
"Se você olhar bem de perto, vai ver o que ela sempre viu, o que ela sempre verá: você."