ru 30/05/2024
Será que a idade média foi mesmo a idade das trevas?
O livro desmistifica alguns pontos aprendidos sobre a idade média, como de que a sociedade era altamente desigual, de que a mulher não tinha função social e que as pessoas não tinham acesso à educação.
A sociedade e as relações humanas tinham como centro Deus, e não a economia. Assim, o preconceito com a idade média, instituindo-a como ?idade das trevas?, surge a partir das ideologias iluministas e marxistas, principalmente porque a sociedade deixou de ser teocentrica para ser antropocêntrica.
- A igreja tinha a função de ensino e de cultura(tudo o que hj é fornecido pelo estado, escolas, hospitais, estudo e universidades e até alimentos, era fornecido pela igreja)
- Os nobres defendiam o povo e iam para a guerra
- Os plebeus faziam com que esse mecanismo funcionasse (eram trabalhadores, artesãos, comerciantes?)
Assim, vê-se, no pouco lido (é um livro pequeno, de bolso) que, assim como o próprio livro fala: ?Cada crise intelectual gera uma série de novos problemas e dificuldades para a geração seguinte, que se vê então desnorteada, sem saber mais o que é certo e o que é errado, o que é belo e o que é feio, o que é verdade e o que é mentira.?