Andreia Santana 18/09/2024
De cospe-fogo e bruaca todas temos um pouco
Reunindo histórias impactantes de autoras como Margaret Atwood, Caroline O'Donoghue, Chibundu Onuzo, Helen Oyeyemi e Linda Grant, entre outras, totalizando 15 contos, As fúrias - histórias de mulheres perversas, selvagens e indomáveis é um livro feminista e feito por e para mulheres.
Ao pegar os muitos apelidos legados pelo machismo para as mulheres que são donas de si, assertivas, decididas e corajosas - e que ao longo da história foram silenciadas e agredidas de todas as formas possíveis -, as autoras traçam 15 perfis diversos e que contemplam as mais variadas experiências de feminilidade.
Os contos reunidos nessa antologia abrem as almas das protagonistas e expõem de forma cirúrgica todas as nossas contradições, sem pudores ou julgamentos.
As autoras se apropriam e ressignificam os adjetivos que ao longo da história serviram para desqualificar e inferiorizar as mulheres em uma tentativa de mantê-las dóceis, submissas e, principalmente, sob o controle masculino.
Esse é um livro que abraça as bruxas, redime as megeras, idolatra as sereias, santifica as raparigas e aplaude as diabas que existem dentro de cada mulher.
Ficha Técnica:
As fúrias - histórias de mulheres perversas, selvagens e indomáveis
Autora: Várias (antologia)
Tradução: Thais Brito
Editora: Rocco
320 páginas
R$ 47,90 (livro físico, na Amazon)
Disponível para leitura gratuita na BibliOn
site: https://mardehistorias.wordpress.com/