O Vendedor De Futuros

O Vendedor De Futuros Luís Costa Pinto




Resenhas - O Vendedor De Futuros


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Paty 30/03/2024

Escrever biografia é eternizar
Trecho da resenha ?

[?]

Escrever biografia é eternizar um fato importante, sem necessidade de fama, e sim eternizar para a posteridade reconhecer que aquele ou aquilo existiu e vale a pena conhecer e reconhecer.
?

O livro é dividido em sete partes e seis capítulos. Narrado pelo jornalista Luís Costa Pinto, por meio de narrativa jornalística, contendo também entrevistas, relatos e memórias de outros convidados como familiares e amigos. O livro começa com uma apresentação do próprio autor:

"Nilton Molina não é dono de uma personalidade fácil, ao contrário da imagem que sempre guardou em si. Homem de conhecimento enciclopédico, curioso por natureza, autodidata, viveu a infância e adolescência na bucólica Zona Oeste de São Paulo do fim dos anos 1930 até início dos anos 1950. A partir dali, sempre inventando o que fazer, sobretudo o que vender, e reinventando-se profissionalmente de forma periódica, tornou-se um dos grandes empresários brasileiros na área de seguros de vida e previdência" (p.7)
?

o que inspira os leitores são suas referências literárias para construção de um Molina profissional. Em tempos de pandemia, ele faz referência ao livro que leu e recomenda a todos Admirável mundo novo, de Aldous Huxley. Logo depois mais boas referências em sua biblioteca, são citados autores como: José de Alencar, Machado de Assis, Humberto Campos, Aluísio de Azevedo, Eça de Queirós e Camilo Castelo Branco, além da literatura mundial com nomes como Honoré de Balzac, Victor Hugo, Alexandre Dumas, Leon Tolstói, Fiodor Dostoiévski,

?Sou autodidata. Não tive formação acadêmica. Do autodidata, exige-se desempenho em dobro: ele precisa provar para os outros, mas sobretudo para ele, que é capaz de dominar o assunto. Estudo os temas técnicos porque preciso compreender cada detalhe de um problema antes de falar ou escrever sobre ele. E a literatura talvez me tenha dado fluência, certamente ajuda nas metáforas que utilizo para explicar de forma talvez simples, as questões complexas de um assunto árido como previdência, cálculos atuariais. (p.19)
?

Resenha completa com fotos e edição especial, no site

https://www.patriciabritto.com.br/post/o-vendedor-de-futuros

www.patriciabritto.com.br

Leitura especial - super recomendo
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR