Gi Tarrasco 30/10/2024
Ficção cristã, gostei dessa história e do tema abordado.
"Quase Alguma Coisa" vai além de uma história de superação; é uma jornada profunda pelos sentimentos de Júlia, uma jovem que tenta se reconstruir, mesmo relutante, após ser seduzida e descartada por Gabriel. Ela carrega as marcas de um "love bombing" seguido de um doloroso "ghosting", que deixam feridas invisíveis, mas profundas. Entre sessões de terapia e momentos de reconexão com a família e amigos, Júlia passa por um lento processo de cura, onde redescobre seu valor e reencontra sua fé.
Letícia Brum apresenta uma ficção cristã que não esconde as dificuldades da vida. O cristianismo aqui não é apenas um ideal de perfeição. Júlia, ao se sentir confortável, decide ir à igreja e escolhe participar de um estudo bíblico, se surpreende ao encontrar força nas passagens de histórias como a de Sansão e Dalila. Esse momento traz uma virada, permitindo que ela encare sua própria história de uma nova forma e identifique seus próprios erros.
Outro ponto forte do livro é a abordagem da terapia e da musicoterapia, as sessões de Júlia são mostradas com clareza, sem o tratamento superficial que muitas histórias dão a isso, o que achei excelente. Letícia aborda temas delicados de forma simples e honesta, mostrando que todos temos falhas, mas que sempre há um caminho de volta. Deus está conosco e buscar ajuda profissional também não é uma demonstração de falta de fé.
Para mim, essa obra exemplifica o que é a ficção cristã: uma história realista, direta e inspiradora, que nos aproxima ainda mais do nosso Criador através da vida, erros, quedas e redenção dos protagonistas.