Casa Velha

Casa Velha Machado de Assis




Resenhas - Casa Velha


5 encontrados | exibindo 1 a 5


Ninive 13/11/2024

Machado ??
Como já esperado de Machado: uma delícia de leitura. Conseguimos visualizar cada personagem através da descrição e dos detalhes físicos e psicológicos de cada um. Apesar de não ser uma das obras famosas dele tem a sua cara.
comentários(0)comente



L. Winterfell 15/09/2024

É um livro mais maduro do Machado
Achei interessante na medida do possível e gostei mais do que imaginei
Achei ousado para a época o uso de algumas palavras e abordagem de traição diretamente
Mas o final me incomoda, não por ser realista já que é o final coerente para a época, mas sim por o final ser ?ruim? pela recusa da Lalau, se fosse para ser assim que D. Antônia que fosse a causa ou por Felix preferir uma esposa rica. Mas a Lalau recusar o amor da vida dela por besteira foi idiotice kkkkk
comentários(0)comente



Allanamari4 28/08/2024

Ótima!
Essa história de Machado é bem fluída, gostei bastante (e bem curta também) lê-se em um dia, se quiser. O enredo prende o leitor do início ao fim, difícil querer parar de ler.
comentários(0)comente



Josi 01/07/2024

Nessa, que é uma das obras menos conhecidas de Machado de Assis, um padre decide escrever um livro sobre o Primeiro Reinado de D. Pedro I e, para iniciar sua pesquisa, consegue acesso à biblioteca de um ex-ministro, já falecido.

Enquanto segue seu trabalho, o padre acaba se aproximando da família e se envolvendo em seus problemas. A viúva, D. Antônia, tenta a todo custo afastar o filho, Félix, de Lalau, uma agregada da casa, criada desde a infância como se fosse da família, mas sem posição social, e se mostra disposta a qualquer artimanha para impedir um relacionamento entre os dois, a despeito da afeição genuína que sente pela garota.

Apesar de ter sido publicado em folhetim já na fase realista do autor, senti que o enredo se aproxima mais de sua fase romântica. A história é curtinha, assemelhando-se a um conto, e narrada em 1ª pessoa pelo padre, que aos poucos tem sua mente tão ocupada pelos problemas da família, que deixa sua pesquisa em segundo plano, acabando por ser ludibriado pela viúva para colaborar com seu intento.

Apesar de simpatizar com o casal, apoiar a relação e admitir seu próprio encantamento e afeição por Lalau, reprimidos por sua condição de padre, essa manipulação a que ele se sujeita é determinante para o desfecho da história.

Ainda que contenha o característico teor de crítica social presente nos trabalhos do autor, percebi a ausência de alguns elementos marcantes de sua escrita, como a linguagem mordaz e o humor irônico, o que talvez se justifique pelo narrador-personagem ser um padre bastante ingênuo.

Em contrapartida, o forte peso da hierarquia social na sociedade da época é muito bem retratado, sendo a diferença de classes um elemento considerado intransponível pela casta proprietária e o preconceito ricamente abordado em todas as suas sutilezas.

No geral, é uma leitura fácil e envolvente e que pode ser uma boa porta de entrada para quem quer conhecer a obra de Machado de Assis, ainda que não contemple toda a riqueza, complexidade e genialidade de sua escrita.
comentários(0)comente



Giovanna 11/06/2024

Resenha sobre Casa Velha (e como ele se tornou meu top 3 BR)
Fui ler este livro para fazer uma prova na escola, e confesso que de início eu tive dúvidas se iria gostar ou não (visto que já tive experiência boas e ruins com Machado de Assis). Inclusive, estava torcendo pra ser bom porque simplesmente tinha me APAIXONADO pela capa?.

E o resultado não foi diferente: simplesmente amei!!!!! A história é simples e curta, mas é tão interessante que daria uma ótima minissérie: um padre, com objetivo de fazer pesquisas, adentra a tão imponente Casa Velha, e, consecutivamente, aos casos daquela família. Me apaixonei no Félix, odiei a D. Antônia, senti carinho pela Lalau e pena do Padre. O final me surpreendeu demais, mas foi muito compreensível.

Com isso, Casa Velha facilmente entra no meu top 3 livros da literatura brasileira favoritos, junto com Quincas Borba e Romanceiro da Inconfidência!
comentários(0)comente



5 encontrados | exibindo 1 a 5


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR