Dayane| @portas_de_papel 03/04/2024
Para sempre?
Para Sempre ? é um romance americano de cunho informativo recentemente lançando pela editora Rocco.
O livro de Judy Blume foi publicado pela primeira vez em 1975 contendo 221 páginas de ?fogo no parquinho ?. A autora nos conta que escreveu o livro a pedido da filha sobre um casal que decide ter um relacionamento mais íntimo sem que nenhum deles sofresse por isso.
Judy é uma autora best-seller do New York times de livros para jovens , super premiada porém seus 30 livros são alvo de censura e polêmicas em diversos lugares dos Estados Unidos. A autora já recebeu a medalha da Fundação Nacional do Livro, o prêmio Living Legends da Biblioteca do Congresso , o E. B White Award da Academia americana de Leread e Artes ,e o Carl Sandburg Literary Award da fundação de Bibliotecas Públicas de Chicago, em 2021 foi premiada como uma das principais vozes contra a censura pela Universidade de Yale.
O momento histórico do livro é muito interessante, já que se trata de um livro da década de 70 , na qual surgiram vários movimentos como o Hippie e o Punk . Ocorreu o fim da guerra do Vietnã e o despontar de tecnologias como o forno microondas, o videogame, o vídeo cassete e o primeiro protótipo do telefone celular. Essa geração lutou pelo sexo livre com a descoberta da pílula anticoncepcional, houve o questionamento da homoafetividade até então tabu para a geração de 50/60 , mas apesar das revoluções também houve grande disseminação de Dsts e aumento da gravidez na adolescência, sem contar na liberação da m**onha e LsD .
O livro é narrado em primeira pessoa e nele vamos acompanhar a história através de um narrador personagem a Katherine , que nos revela sua primeira experiência sexual. O texto é totalmente descritivo recheado de cenas explícitas . Além da Katherine vamos conhecer seus amigos é um pouco da experiência de cada um.
São capítulos curtos cheios de orientações e advertências , como por exemplo : a importância de ir a consultas médicas durante a vida sexual ativa , o uso de contraceptivos, os perigos de uma dst entre outros?
É um livro que possui gatilhos e temas sensíveis como a inadequação, aborto, adoção , d**gas , sexo antes do casamento, o descobrimento da orientação sexual , aceitação da homoafetividade e tentativa de s**cidio.
É um livro muito bom que nos auxilia no despertar para a vida , do tipo de livro que os leitores chamam de ?tapa na cara?, porque nos alerta sobre os perigos desta fase da vida e como os jovens se sentem nessa trajetória.
Um livro que muitas vezes choca o leitor pelo senso de realidade.
Excelente para ser trabalhado em sala de aula com os alunos do ensino médio porque aborda diversas questões . Perfeito para ser presenteado ao jovem que está na fase da descoberta da vida afetiva e principalmente aos pais por servir de alerta para ajudar os filhos a passar por esta etapa da vida sem traumas e com responsabilidade.
Super indico.