Mariana Dal Chico 21/05/2023Meu segundo contato com Terry Eagleton foi com o livro “Sobre o Mal”, tema que tenho bastante interesse, principalmente quando associado à grandes clássicos da literatura.
Aqui o autor não vai dar uma resposta simples e objetiva da definição de mal. Ele vai levantar muitos questionamentos sobre o mal em si, manifestações da maldade, influência social no desenvolvimento das personalidades, tudo isso, mesclando filosofia, fatos históricos e análises literárias.
“O senhor das Moscas” de Golding é um livro que estava na minha lista de leituras há tempo, mas depois de ler o capítulo Ficções a respeito do Mal, precisei pegá-lo imediatamente. Nesse mesmo capítulo, o autor também faz uma análise incrível sobre Pinkie do romance “O Condenado” de Graham Greene. Outras obras citadas: Doutor Fausto (outro livro que tive vontade de correr tirar da estante), Otelo, Macbeth, Pincher Martin…
Schopenhauer, Nietzsche, Kierkegaard, Arend, Freud, Aristóteles, Tomás de Aquino, Santo Agostinho, são alguns nomes que frequentemente aparecem como referência nos textos e argumentos apresentados.
É uma leitura de não-ficção de certa forma fluida e acessível para não especialistas na área, ao mesmo tempo que exige atenção do leitor, já que Eagleton entrelaça teorias de diferentes filósofos e análises de romances (cuidado que há spoilers por todos os cantos).
site:
https://www.instagram.com/p/CsgzCNpLPP0/