Rose 08/04/2024Entrelaçados conta a história de Canon, um prestigiado diretor de Hollywood que deseja fazer o filme da vida de Dessi Blue, uma cantora negra que viveu na década de 30 e cujo legado nunca foi reconhecido, por conta da segregação racial da época.
Fora os problemas naturais de uma produção deste porte, ele vai lidar com a atração que sente por sua atriz principal: Neevha.
Neevha é uma atriz talentosa, mas ainda desconhecida. Ela tem problemas mal resolvidos com sua irmã que acabou afastando-a de toda a família. Além disso, ela convive com uma doença traiçoeira: lúpus. Na estrada deste os 18 anos, esta é a chance que estava esperando.
A forma como Canon e Neevha tratam dos problemas e da própria atração que sentem é muito boa. É feita de forma adulta, com diálogos, sem maiores dramas ou frescuras.
Outro ponto positivo foi a autora trazer para o enredo o Lúpus e todas as ramificações e perigos desta doença e a discussão sobre transplantes.
O livro não tem aquele plot twist de milhões, ele tem uma narrativa linear com seus dramas familiares, pessoais, profissionais e amorosos sendo tratados conforme os desdobramentos. O leitor pode não estar em uma montanha russa de emoções, mas fica preso em uma história muito bem construída e cheia de suas próprias emoções.
A verdade é que Entrelaçados mesmo tendo a produção de filme como pano de fundo, o trunfo do enredo está na humanização dos personagens e suas histórias. Fazendo o leitor sentir-se como mais um indivíduo desta família.
A reta final do livro, quando Neevha tem um surto da doença, é a mais dramática e a que mais emociona. Seja pelas inseguranças naturais por conta de seu trabalho e sua relação com Canon, ou por lidar com a mágoa pela traição da irmã ou ainda enfrentar de frente sua doença, Neevha é aquele personagem que todo leitor torce. Canon é aquele mocinho que amamos. Durão até cair de amores e mostrar o tamanho de seu coração.
Tudo isso em um enredo cheio de representativadade negra.
Um livro que indico para todos que curtem um enredo que entregue romance e questões sociais importantes.