Biiancanunes 01/06/2024
Uma Noite Na Livraria Morisaki
Primeiro livro do mês de Junho finalizado!
Em Uma Noite Na Livraria Morisaki temos a volta de todos os personagens queridos do primeiro livro, 3 anos após seus acontecimentos. Takako segue com sua vida, trabalho, seu namoro, mas jamais se afastou de sua querida Livraria Morisaki que tanto a acolheu e a ajudou a seguir em frente, assim como as pessoas que a Livraria trouxe para a vida dela.
Ela sente que seu tio Satoru tem agido de forma um pouco estranha, o que ela suspeita ser reflexo de seu trabalho contínuo na livraria. Ela então sugere que ele e sua esposa, Momoko tirem uns duas de folga enquanto ela cuida da Livraria por eles.
Nessa pequena estadia ela terá reflexões mais profundas sobre sua vida e as pessoas que a rodeiam. E também sobre a história da própria Livraria e o que ela representa para todos que a conhecem.
O segundo livro da Livraria Morisaki trás de volta toda a nostalgia e sensações reconfortantes do primeiro livro. O famoso bairro de Jinbôcho, em Tokio, com suas centenas de livrarias, suas cafeterias e ambientes ricos em detalhes, nos transportam para um universo que é o sonho de todo leitor.
A narrativa em si trás descrições de sentimentos e pensamentos complexos dos personagens, assim como a cultura de um país no que diz respeito ao comportamento das pessoas, principalmente quando se trata das relações interpessoais. Isso em alguns momentos me fez ficar refletindo se eu realmente estava entendendo o que o personagem estava querendo expressar, afinal pertencemos a uma cultura totalmente diferente. Mas no fim, com um apanhado geral dá pra compreender direitinho.
Ele trata muito também da questão do luto e de como seguir em frente após uma perda. Sobre como não devemos deixar de sentir e viver esse luto, chorar e sofrer o quanto for necessário, para que a paz volte ao nosso coração aos pouquinhos. Eu não esperava que esse tema estivesse tão presente nessa leitura, mas foi abordado de forma bonita e profunda.
Enfim, amei mais essa história de autoria japonesa e com certeza continuarei lendo livros com essa temática. E recomendo fortemente para quem quer uma leitura fluida, curtinha e bela em todos os seus aspectos.