Três camadas de noite

Três camadas de noite Vanessa Barbara




Resenhas - Três camadas de noite


4 encontrados | exibindo 1 a 4


Carol 08/11/2024

Três camadas de depressão
Um livro que fala de depressão.

Temos uma narradora contando a experiência de ser uma pessoa que enfrenta a depressão e decidi ser mãe. É bem realista as dificuldades que enfrenta, mas é difícil criar tanta empatia em meio a tantos privilégios que não são reconhecidos (a depressão carrega uma dose de egoísmo, né?). A maioria das situações narradas são próprias da vida acontecendo e nós precisamos criar novas rotinas, me pareceu que ela não estava preparada para essa mudança, mas quem imagina que a maternidade não vai trazer mudança nenhuma? Por exemplo, totalmente esperado que com um bebê em casa os pais passem a ler mais sobre desenvolvimento de crianças, né? E ela fica super mal porque suas leituras agora são sobre isso... ?

Pontos positivos: as receitas; a alternância com pequenas biografias de autores depressivos; todas as partes sobre mitologia.

O livro não é ruim, mas a escolha de desenvolvimento talvez tenha restringido o público. Tinha bastante potencial, mas não deixa de ser regular.
comentários(0)comente



nay.gba 04/10/2024

Corajosa!
As três camadas de noite é uma leitura genuína e muito interessante.
Mesclando mitologia grega com o cotidiano materno e a depressão, somos apresentados a relatos dolorosos sobre grandes escritores do passado.

Neste sentido, no caso das mulheres, a depressão durante o puerpério e a maternidade é um agravo complexo de levar.
A autora foi magistral em conduzir uma narrativa criativa e equilibrada com o humor da infância e o peso das doenças mentais.

Por fim, a vida acontece e cabe a si próprio buscar a rotina para que ela aconteça da forma mais serena, mais real e mais possível.

Leitura recomendada.
comentários(0)comente



Adriana Scarpin 25/09/2024

Essa pequena obra-prima da Vanessa Barbara é uma espécie de livro curinga da autora. Explico: é de fácil identificação por seus leitores, sejam eles de profissões artísticas, pais ou mães, ou que se digladiam pela saúde mental a vida inteira, é difícil não se identificar em algum nível com ele.
Quem acompanha a Vanessa Barbara há algum tempo sabe da sua luta contra a depressão crônica e acho que aqui ela desenvolveu seus demônios quanto a isso de forma tão brilhante mesclando a história de vida de escritores que sofriam da mesma coisa (irmãos James, Kafka, Plath, Lispector), sua experiência de ser mãe (a identidade do bebê é preservada, o que achei ótimo, já que vira um personagem da Ilíada) e vinhetas costurando tudo sobre mitologia grega.
Três camadas de noite é um livro sensacional em várias instâncias, mas o modo que discorre sobre saúde mental é um alento para quem também sofre de depressão crônica como eu.
comentários(0)comente



Idayane.Ferreira 24/08/2024

Diário de campo sobre maternidade, depressão e mitologia
Conheci esse livro por causa do episódio Dentro da noite, do podcast Rádio Novelo Apresenta (da Rádio Novelo), comecei a ler de maneira despretensiosa, mas quando percebi estava lendo avidamente.

Me encantei pela escrita da Vanessa Barbara e pela forma como ela costura os trechos sobre a sua maternidade (e os diários de campo sobre seu filho Heitor), as histórias sobre os escritores (Sylvia Plath, Clarice Lispector, Henry James e Franz Kafka) e a relação deles com a escrita e com a depressão e a forma como a própria autora (e a sua família) tem lidado com a sua saúde mental. Além é claro, de consegui relacionar isso tudo com mitologia!

Em alguns trechos dei boas notícias risadas, em outros fiquei muito reflexiva. Valeu muito a leitura e ainda aprendi sobre mitologia :)
comentários(0)comente



4 encontrados | exibindo 1 a 4