Paulo330 19/09/2024
Esqueça a Millie que você conheceu!
Eu não costumo ler séries de livros, e provavelmente a série 'A Empregada' é a minha leitura de livros em série mais recente em anos. Dito isso, eu tinha uma perspectiva de livros em série que consistem na continuação da história da personagem principal. E o título do livro, 'A empregada', me remete justamente à essa ideia. Não se preocupe pois a resenha não terá spoilers!
A minha resenha resumida é a seguinte, e caso queira saber as motivações, eu deixei mais detalhes abaixo dela:
A minha recomendação sobre esse livro é: não perca seu tempo. Se você não leu, eu sinceramente não recomendaria gastar seu dinheiro lendo esta obra. Se você não leu nenhum livro da série, eu te recomendo ler apenas o primeiro livro, que é MUITO bom, e esquecer que tem mais outros dois livros. O primeiro é o melhor disparado, nem se compara ao segundo, e está a anos luz na frente do terceiro. O terceiro parece ter sido escrito pelo 'sucesso comercial' da série, ou seja, porcaria.
Em resumo: o livro é extremamente extenso para a história que conta. São 400 páginas, aproximadamente, que poderiam ser contadas em 250 sem afetar o foco da história. Pra ser sincero, 200 páginas para esse livro já estaria de bom tamanho. Ter 400 páginas torna a leitura arrastada, porque são narrados vários fatos com uma impressionante quantidade de detalhes que não fazem *a menor diferença* para a história principal. Só por isso, não tem como o livro ganhar 5 estrelas, porém tem mais coisas que o desqualificam (e desqualificam a série como um todo).
Neste livro, esqueça todo e qualquer protagonismo de Millie. Ela não tem uma atitude ativa em nenhuma parte do livro, ela se torna basicamente uma espectadora de todo o desenrolar da história, ou seja, todos os acontecimentos e seus respectivos desenrolares são narrados pela visão dela, e as suas atitudes não tem praticamente nenhum impacto na história final. Nada, zero! Esqueça a Millie como personagem feminina forte e protagonista de boas histórias como nos livros anteriores. Neste livro a autora achou de bom grado reduzir a personalidade de Millie apenas à 'esposa apaixonada pelo marido'. Esse é o resumo, e isso é patético.
Se você acha que poderá desvendar o mistério do livro antes do final, sinto te decepcionar. A menos que você seja alguém com uma imaginação muito fértil, será impossível ter ao menos uma ideia do que realmente aconteceu e como os fatos se desenrolaram, porque a história não dá nem sinais durante suas longas páginas cheias de acontecimentos secundários, sobre o que realmente estava acontecendo. É decepcionante. É um tipo de plot twist que não te deixa animado, pelo contrário, te desanima por como a história é porcamente construída. Ao mesmo tempo em que há excesso de páginas, a autora pareceu ter enrolado demais na construção de uma história que meio que não tem pé nem cabeça. Quando você terminar de ler o livro, te convido a comentar essa resenha para saber sobre a sua sensação ao descobrir, nas páginas finais, o que de fato aconteceu.
E esse é o tipo de livro que é muito mais de romance do que de suspense, o que por si só já desqualifica a série (que tem alguns momentos românticos mas muito longe de ser o foco da história). E esse é outro ponto que tira, no mínimo, 1 estrela da avaliação.
E o final, a forma como as coisas são reveladas, como os acontecimentos vem à tona *do nada*, dá mais ainda a impressão de que a autora se perdeu na história, estava escrevendo apenas para acumular páginas, e quando achou a quantidade suficiente, decidiu dar fim à história de forma extremamente rápida, empilhando os fatos e acelerando toda a história. Definitivamente, é uma leitura muito pouco prazerosa. Chegou o momento do livro (lá pela metade), que eu insisti em terminar de lê-lo apenas para saber onde aquela história iria parar. Não foi por gosto, não foi pela leitura estar boa, eu fui até o fim para saber como a autora iria encerrar a história, acreditando que toda essa leitura ruim poderia ser justificada com 200 páginas de uma reviravolta que me prendesse à leitura. Resultado: a história não melhorou, e ler mais 200 páginas foi sofrível.
Avaliação geral:
Personagens: 4/10
Enredo: 3/10
Desenvolvimento: 4/10
Suspense: 5/10
Final: 5/10
Média: 4.75/10