Por Alfie

Por Alfie Jonnie Dantas




Resenhas - Por Alfie


76 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


Gonzaga 30/07/2024

Entra no Plymouth 1960, gracinha. Vamos ver os Skywalkers!
Eu raramente posto resenha aqui, mas fui convencida pela Gabi para tentar falar sobre livros sem ser ?engessada? demais, e achei que a melhor escolha para isso seria ?Por Alfie?, justamente porque não consigo pensar de forma muito racional quando se trata desse livro.

No início, tava bastante preocupada. Porque se história não fosse tão boa quanto a fanfic original eu provavelmente iria morrer de amargura, mas a leitura foi tão boa que superou todas as minhas expectativas. Gosto muito da escrita da Jonnie e parar de ler para seguir a leitura coletiva foi impossível (desculpa, pessoal!!).

Na história do livro, acompanhamos o amor à primeira vista de Oliver por Arthur (ou Arte, para os íntimos!) e como isso mudou a vida dele para sempre. Com o passar dos capítulos, vemos como seu primeiro amor levou Oliver aos seus piores e melhores momentos. Mesmo com uma premissa simples, a escrita, os personagens e a trilha sonora te deixam presos do início ao fim. Com cada capítulo te fazendo se apaixonar mais por aquele grupo de amigos, você vai terminar a história pedindo Alfie, I wish you'd please come back!!

Mas, na verdade, apesar de Pity Poor Alfie (The Jam) dar origem ao título da história, é Tempo Perdido do Legião Urbana que me vem à cabeça quando penso nela. Porque mesmo sendo um romance, Por Alfie é muito mais sobre juventude: é sobre se perder e se achar, só para se perder de novo. É sobre ter a sorte de se encontrar em alguém, sobre escolher se perder para não se machucar, é sobre escolher voltar. Mas também é sobre primeiros amores, sobre manhã de neve, sobre fitas presas e álbuns do The Smiths.

E falando em fita, usando uma sequência de músicas que vão do pagode ao rock, esse livro é capaz de te atingir com uma nostalgia e uma saudade que simplesmente não fazem sentido. Como pode eu querer voltar para momentos que não fui eu que vivi? Agora eu me sinto triste toda vida que escuto Town Called Malice e é o Oliver que me vem à cabeça quando toca Roupa Nova, é bizarro!

Além disso, o final desse livro passa a mesma sensação da formatura do ensino médio. É muito louco pensar que me despedir desses personagens foi como perder um amigo de verdade: parece que eu conhecia essas pessoas a vida toda, saca? Eu também sou um skywalker!

Enfim, essa é uma resenha completamente tendenciosa, mas recomendo a leitura para todo mundo que curte música, anos 80 e jovens se apaixonando. Você vai amar esse livro até o último acorde, quer dizer, última página... :))
Lê<33 30/07/2024minha estante
meu deus. que vontade genuina de ler esse livro agora, adorei sua resenha!!


Gonzaga 30/07/2024minha estante
muito obrigada!! espero que goste do livro também


Giisaz 31/07/2024minha estante
Estou ansiosa para ler.


gabtxra 01/08/2024minha estante
Muito boa a resenha!! Muito bem estruturada e, o mais importante, sem erros de português!! Você fala sobre se expressar de forma engessada sobre livros como se fosse ruim, mas a habilidade de se expressar de forma calma e organizada é extremamente valiosa. Nem sempre a avalanche de pensamento traduzida para palavras em um texto corrido e turbulento são melhores de comunicar seus sentimentos!! Por fim, lindo como você fala sobre o livro!




avantaebooks 30/06/2024

Sobre nostalgia, se perder, e se encontrar em alguém
Tá. Não vou mentir e dizer que encontrei esse livro na livraria e me apaixonei de primeira, logo li e achei incrível (menos pela última parte). Conheci ?Por Alfie ? Até O Último Acorde? pelos anúncios do Instagram da autora, que não paravam de pipocar no intervalo dos stories das pessoas fúteis ou que eu mal conheço, apenas memorizando a capa de um menino tocando guitarra e o nome ?Alfie?. Acontece que, neste sábado (29/6), consegui ir à uma livraria depois de tempos e, como um bom desocupado fã de BLs, comprei o tal livro, lembrando-me o que eu tinha visto nas redes sociais.

Comecei essa história descompromissado. Terminei quase chorando (de amor).

O primeiro ponto positivo que eu gostaria de destacar é o fato de, além de ser literatura nacional, ?Por Alfie? é a adaptação de uma fanfic do grupo de K-pop EXO, fato o qual eu não estava ciente durante a compra. É incrível saber que o mercado está se abrindo mais conforme o tempo passa para tal opção literária, ainda mais considerando o preço exorbitante de um livro físico hoje em dia. Assim, como as fanfics são disponibilizadas de forma gratuita em sua maioria em aplicativos/acervos com todo tipo de história pra todo tipo de público, o consumo de obras que representam a vivência de, por exemplo, pessoas LGBT ôu da p.uta que pariu do interior da região Sul do nosso país (como o caso do livro) é democratizado. Quando eu digo ?pra todos os tipos de público?, sei que o autor da fanfic tinha um bem claro em sua mente: fãs de banda, gays, fãs de bandas gays ou os três, tipo eu.

Diria que o segundo ponto positivo encontra-se na ambientação histórica dos acontecimentos do livro. ?Por Alfie? passa-se, como citado anteriormente, nos anos 80, numa cidadezinha fictícia chamada Bruma do Sul, cujos problemas são mais que reais. Desde o clássico ?adolescentes formam uma banda de rock e vamo ver no que vai dar? até a realidade do contexto em que a obra é aplicada, em que dois meninos se apaixonarem era praticamente ilegal, o trabalho de Jonnie Dantas é deleitoso de se ver em cada detalhe da história. Um ponto extra para a trilha sonora, também, que me fez descobrir umas pedradas épicas e transformou a atmosfera dos Skywalkers em algo similar a um lar.

Falando neles!! O terceiro ponto positivo são os protagonistas. Mesmo que a história foque mais no Oliver Park e em Arthur Becker, respectivamente guitarrista-base e vocal da banda, todos os membros da Skywalkers são extremamente talentosos e carismáticos, sempre arrancando um sorriso do leitor (eu, um maluco que ama histórias de banda de rock), mesmo quando não estão em cena. Gostaria de evitar falar mais deles já que 1- spoilers são desagradáveis e 2- seria um fangirlismo sem fim.

A relação entre Oliver e Arthur é linda demais. É como se tudo levasse seu tempinho para acontecer, como as peças de um quebra-cabeça se encaixando conforme os dois se apaixonam. A primeira metade do livro demonstra esse amor de forma tão pura, verdadeira e intensa que nos faz duvidar se talvez, em algum lugar do mundo, também não hajam dois adultos que, algum dia, foram os Alfie?s um do outro, porém nunca tiveram a chance de saber 100%. Diga-se de passagem, a forma também como o Plymouth 1960 e a fita icônica do The Jam contribuem para a atmosfera desse casal, dentre outras pequenas coisas também, como beijos empurrando fumaça de cigarro para a boca do outro.

Num geral, ?Por Alfie ? Até o Último Acorde? é como um bolo, em que os elementos da narrativa foram todos ingredientes bem medido que se uniram para formar um delicioso deleite de fim de tarde, daqueles que você come aproveitando cada pedaço num fim de tarde de verão. As preocupações vão embora, o resto do mundo não importa, desde que você tenha quem você ama ao seu lado. E eu amo o bolo. E esse livro também.
lujin 04/07/2024minha estante
uma das melhores resenhas que eu ja li ??


avantaebooks 04/07/2024minha estante
mds, muito obrigado pelo comentário!! assim eu me emociono ??


Lais.Rozindo 06/07/2024minha estante
Para ser sincera só peguei o livro pq gostei da capa mas enfim eu fiquei completamente apaixonada no final e tipo tinha umas músicas que eu gosto o problema é que quando eu nasci já era anos 2000 oq na minha cabeça se tornou meio estranho


Biaa__ 12/07/2024minha estante
Fiquei curiosa sobre o livro, e agora (depois de ler sua resenha) tenho a absoluta certeza de que preciso ler!


avantaebooks 12/07/2024minha estante
mto obrigado pelo comentário !! lê sim, é uma experiência linda demais ?




monalisass 01/09/2024

?Eu te amo, gracinha?
Como pode um livro de apenas 272 páginas me fazer chorar que nem uma idiota?

Por Alfie traz o gostinho de adolescência dos anos 80 tão bem, juntando músicas brasileiras populares que amamos e uma história de amor tão preciosa e dolorosa que chegavam momentos que eu não sabia se ria ou se chorava.

A história de Oliver e Arte é tão linda e traz aquela essência humana que é tão importante e verdadeira na vida, sabe? Você se identifica. A história familiar deles, dolorosamente contada é tão bem feita, que sempre parava pra respirar pq morria de raiva e de frustração.

Os personagens são tão bons de acompanhar. A dinâmica dos meninos, eu sempre morria de rir, e no final quando eles se reencontraram eu morri de chorar de felicidade.

Por Alfie virou meu livro favorito da vida, com seus trechos preciosos, personagens apaixonantes e enredo tocante. Jonnie Dantas fez um trabalho incrível que todo mundo deveria conhecer. Se tiverem a chance leiam, recomendo com todo meu coração. ??
comentários(0)comente



Dsasami 20/08/2024

Essa sempre será uma das minhas estórias favoritas da vida, amei todos os personagens, principalmente a Aline.
Cada um dos Skywalkers sempre terão um cantinho no meu coração.
comentários(0)comente



ReadwithLily 02/09/2024

?Pity Poor Alfie? ??
?Era outono de 1994 quando Oliver viu Arthur Becker pela primeira vez. Nesse mesmo dia, ele descobriu que estava apaixonado.?

Não consigo descrever em palavras o sentimento que foi ler esse livro. ?Por Alfie? me encantou de uma maneira tão bonita. Mas eu vou tentar. Desde o início, eu senti que iria acabar gostando muito e favoritando essa obra. Para vocês terem uma noção, não sou de ler notas de autores, mas, nesse livro, senti que precisava.??
comentários(0)comente



Gabgabfeiticeira 23/07/2024

Até o último acorde
Abrir esse livro é como entrar em uma máquina do tempo direto para os anos 80.

A história é tão bem ambientada que eu sinto que também moro em Bruma do Sul e como batatinhas fritas kkkkk

Confesso que fiquei bem emotiva, chorei muito em alguns capítulos e ri tanto em outros que a minha barriga chegou a doer. É tão bom poder ler essa história de novo, agora com novos capítulos e uma personagem nova muito cativante.

É tão gostosinho acompanhar a inocência do primeiro amor, a admiração e a amizade dos meninos da Skywalker, te admiro muito Nie, obrigada por esse livro que marcou a minha adolescência e agora marca a minha vida adulta também ?
comentários(0)comente



thi 29/10/2024

Uma história real sobre amar.
Por alfie é, para mim, um cinco estrelas muito inesperado. no começo do livro, achei tudo meio arrastado... uma leitura que mesmo sem conhecer a fanfic original eu já imaginava que o livro tenha vindo de uma fic. talvez tenha sido a construção das informações, as personalidades, não sei. entretanto, conforme as coisas avançam, por alfie começa a ter um belo desenvolvimento dos personagens e dos acontecimentos. acredito que tenha sido um belo de um acerto todas as coisas ruins e boas que aconteceram. sem dúvidas, o final e o apego que criei sem perceber me impressionou. deixo esse trecho final aqui, como uma bela exemplificação do amor que a história ensina:

"Na primavera de 1997, Oliver percebeu que se apaixonar pela segunda vez era tão bom quanto a primeira. Os primeiros amores doíam, mas segundos amores eram dourados. Arte seria eternizado como a definição de ?amor? em seu dicionário particular e, assim, seria um eterno apaixonado."
comentários(0)comente



Cleber63 22/08/2024

Mexeu comigo em lugares que nunca imaginaria
Comecei esse livro achando que seria bem bobinho, por ter se originado de uma fanfic (tinha preconceito kkkkk) mas eu me surpreendi positivamente.
A autora tem uma escrita que engata rápido e te prende rápido. Não tem palavras super difíceis pra parecer algo culto, é simples mas de uma forma majestosa.

O livro é relativamente curto e rápido de ler, mas dá tempo suficiente de desenvolver os personagens e se apegar a cada um deles. Eu queria ser amigo de todos!
O livro tem momentos extremamente tristes, você quer ajudar aqueles personagens como se fossem seus amigos!
Os personagens tem suas histórias complexas, são humanos, são pessoas reais, o livro não tenta vender um romance irreal e jovens super descolados impossíveis de existir na vida real.

As referências a bandas, músicas e a cultura dos anos 80 são tudo de bom e é impossível você não querer colocar alguma das músicas do livro na sua playlist!

Eu li em 4 dias (isso é muito rápido pra mim!!!) de tanto que me prendeu. Rolou uma identificação pessoal! Faz tempo que não leio algo que me prenda tanto.
comentários(0)comente



sootiramisoo 24/07/2024

Tocou os acordes do meu coração
Eu lembro do primeiro esboço como se fosse uma febre de verão. Essa história me perseguiu por boa parte da minha adolescência desde então e agora, chegando ao fim dela, ler o livro completo e editado do começo ao fim traz uma sensação melancólica e um tanto agridoce. Foram 6 anos acompanhando Poor Alfie e, agora, Por Alfie, e falo sério e com uma dose cheia de convicção quando digo que esse livro moldou bem a minha forma de ver o mundo, não sei quem eu seria hoje em dia sem Por Alfie. Tive meu primeiro amor recentemente e sinceramente acho que vou guardar ele no meu coração pelo resto da vida (assim como guardarei a história desse livro com muito carinho), senti que poderia mover montanhas por ele e se a oportunidade aparecesse eu com certeza moveria. Ler Por Alfie trouxe de volta esse sentimento que eu vinha esquecendo de uns meses pra cá, então, por isso, obrigada Jonnie. É bom lembrar que sentimos de forma palpável por outras pessoas de vez em quando.
comentários(0)comente



Melissa760 01/07/2024

.
Se vc leu a fanfic poor alfie em 2017 e se vc n leu também, apenas leia por alfie.

a sensação q eu tive é de que eu tinha 14 anos de novo, e poxa eu vou fazer 22 anos e estou aqui chorando no transporte público por causa desse livro.

a leitura é tão fluida que quando eu vi ele tinha acabado. eu fiquei tão envolvida q meu coração chega doeu durante a leitura.

acho q nunca ouvi tanto rock como nos últimos 4 dias. caras q livro do caramba.
comentários(0)comente



itsveveti 07/07/2024

Alfie, você é quase tão bonito quanto um playmouth 1960
Que saudades que estava dessa história.
Não pode começar minha resenha desse livro sem falar sobre isso, que saudades que eu estava de poor alfie, mas agora, por alfie.

Li a fanfic a muito tempo atrás quando ela havia sido lançada na plataforma, e nunca passou pela minha cabeça que a história no formato original ia ser tão incrível e diferente, ainda conseguindo manter toda a essência e fatos importantes da primeira versão. Era uma forte sensação de ler algo novo mas já tão conhecido por mim.

Enquanto lia eu ria, chorava, ficava nostálgica e me prendia aos personagens, principalmente o Oliver. Gostei de ver como a maioria ali não tinha uma estrutura familiar boa, mas conseguiram juntos ser uma família, mesmo que tivessem que abandonar uns aos outros anos mais tarde. Mas já sendo esperado todo o sofrimento, Foi muito triste ver o Oliver se afundando nas drogas e tendo parte da sua vida arruinada pelas drogas, ele definitivamente foi um dos que mais sofreram e mais teve dificuldades de seguir em frente (mas graças a Deus conseguiu).

Amei todo o romance, amei todo esse toque de realidade e amei mais ainda eles terem conseguido ficar juntos depois de longos e sofridos 10 anos separados. Jonnie, obrigada por ter feito essa história e esse romance que se tornou um dos meus favoritos na vida.

P.S: Alfie,
você é quase tão bonito quanto um playmouth 1960.
comentários(0)comente



Juka 10/09/2024

"Eu quero viver os últimos dez anos que perdi do teu lado"
A bordo de uma plymouth 1960, fui teleportada para o Brasil dos anos 80.

A partir de uma escrita leve e uma narrativa fluída, Por Alfie traz muito mais do que uma simples história de romance. Eu amei cada detalhe: cada música, cada referência... Não conseguia parar de ler!!!

Jonnie conseguiu abordar temas, como vício e luto, de forma profunda, sem muito dizer, equilibrando-os com conversas e cenas típicas da adolescência (eles conversando sobre x personagem de top gun ser gay??? KKKK). Eu não apenas amei os personagens, como me conectei com eles; senti as dores que eles sentiram, compreendi suas ações e queria, a todo momento, abraça-los.

Acompanhar a jornada de Oliver e Arte foi maravilhoso, tão perfeito que estou com um aperto no peito de ter acabado.

Além disso, claro, tudo ao som The smiths, legião urbana, TNT, The Jam e, até mesmo, EVIDÊNCIAS!!! ESSE LIVRO É SENSACIONAL, CARA!

Fazia tempo que um livro não me prendia tanto, não me emocionava tanto, e estou orgulhosa de dizer que ele é BRASILEIRO!!! ?
comentários(0)comente



Jeckel 19/07/2024

Primeiros amores doem. Segundos amores são dourados.
Jonnie trouxe um cenário encharcado em nostalgia, rock, personagens cativantes, referências a The Outsiders e outras obras que eu amo, e todos os sentimentos de se apaixonar pela primeira vez.
Adorei, porque eu nasci no RS, sou de Porto Alegre e moro aqui atualmente e a história se passa toda pelas redondezas e aqui no interior.
Me apaixonei junto com Oliver e Arte e amei acompanhar a trajetória deles e dos Skywalkers durante esses mais de dez anos.
Orgulho da nossa literatura nacional. Obrigada, Jonnie, por isso.
comentários(0)comente



melissalfr 25/07/2024

Como é bom a sensação de ler um livro que eu amei
Não tava botando fé, mas que história maravilhosa, imersiva, incrível e apaixonante. entrou, sem dúvidas, pra minha lista de queridinhos: livro adorável, bonito, inspirador, tudo de bom! ?
comentários(0)comente



sully0 19/07/2024

Esse livro dói.
Esse livro dói, mas não é como se doesse de uma forma ruim, ele dói por você não poder atravessar a página e dar um abraço no Arte; por não poder sentar no banco do carona do Plymouth 1960 do Arte em uma noite de inverno e dormir sob as estrelas; por não poder ir até o ferro-velho com o Oliver ler quadrinhos do homem-aranha e quebrar coisas; dói por inúmeros motivos, mas ele cura onde tava doendo antes.

Conheço essa história desde 2018, li quando ainda era uma fanfic do EXO no wattpad e tinha o costume de ler pelo menos uma vez por ano desde então, só pra poder relembrar do amor do Baekhyun e do Chanyeol, mas ler esse livro me deu uma experiência de "primeira vez", sabe? Como se eu não conhecesse a história dos dois, eu li e surtei a cada "gracinha" que o Arthur falava.

Um dos meus livros favoritos, com toda a certeza! Leiam sem medo, se joguem nessas aventuras dos Skywalkers e amem "Por Alfie: Até o Último Acorde" tanto quanto eu amo!
comentários(0)comente



76 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6