vanes.rc 07/09/2024
Intenso e brutal
A Inquisição Escarlate é aquele livro de fantasia volume único que a gente começa sabendo disso, mas que termina querendo mais de tão bom, viciante e imersivo que é. Lendo o epílogo, minha mente viajou imaginando os possíveis cenários para o ?além de?. Tipo como seria se não houvesse esse medo das nações para com os escarlates, a magia que ao contrário da púrpura, se originou de uma mutação genética e se tornou um símbolo de caos e destruição?
O óbvio é que sempre vão escolher temer o desconhecido por ser é muito mais fácil do que tentar entendê-lo. Normalmente o diferente assusta, provoca desconfiança, desagrado e os púrpuras escolheram a hostilidade para lidar com o novo, oprimindo e retalhando aqueles que a magia brilhava em vermelho somente por considera-la doentia.
Vou logo dizendo que A Inquisição Escarlate não é um livro que vai agradar todo mundo, ele vai te incomodar e vai te fazer sentir desconforto pelo seu modo brutal. Ele foge do óbvio em um universo em que não existem mocinhos perfeitos ou troca gentilezas, muito menos lados a serem seguidos sobre certo e errado, o que importa, na verdade, é chegar no fim do dia e ainda estar vivo, independente se você precisou matar alguém ou trair a pessoa que se dizia amigo ou, quem sabe, namorada para isso. Aqui, os defeitos dos personagens ficam em evidência junto de suas falhas e todos têm seus rastros de podridão os seguindo. O ódio e o desejo de vingança são sentimentos viscerais que carregam em seus corações calejados. O livro mostra isso maravilhosamente bem e eu amei como tudo foi construído, nos mostrando o lado das duas, nos fazendo entender as duas com motivos tão particulares e? compreensíveis. Te faz até pensar: será que é tão errado assim, sendo que essa foi a única opção que personagem x tinha para sobreviver? O mundo em A Inquisição Escarlate não é algo justo, ele tira mais do que oferece e muda aqueles que ali vivem.
Resumindo um pouquinho o livro: Quando a superlotação começa a causar problemas na Cidade Imaculada, o último lugar povoado do império Lunária, cercada por muros, a busca por alternativas para desocupar espaço e obter mais recursos não são muitas, então centenas de criminosos são selecionados pelo governo para serem alvos de uma execução em massa, Astra só não esperava que seu nome também estaria na lista dos que seriam sacrificados. E para sua completa surpresa, Demétria Riloram, sua ex-namorada, a pessoa que a tinha colocado na prisão e era alvo do seu mais profundo ódio, também era uma das selecionadas. No entanto, no dia em que suas cabeças deveriam ser separadas dos corpos, os membros da Irmandade Escarlate, a maior ameaça dos últimos tempos, invade a cidade para libertar os prisioneiros e fugir.
Mas a realidade fora dos muros, no Oculto, vai se mostrar bem cruel e sanguinária, um território imprevisível e infestado pelos criminosos traiçoeiros de Umbra.
O livro te faz questionar muito sobre até onde vai a maldade humana porque ele não tem uma dosagem para isso e vai te levar ao limite. Eu gosto muito de livros que tem essa tensão palpável no ar e a cada capítulo vai aumentando mais e mais até chegar o ponto que tudo explode. Sim, aqui você também vai encontrar isso. É uma atmosfera feita de incertezas, muito sangue e imprevisibilidade. Você, que pretende ler, tem que ter estômago forte e aceitar que não vai encontrar heróis nesse universo.
A Inquisição Escarlate por si só já é um livro chocante, mas o final me deixou estagnada de arregalar os olhos e ficar de boca aberta, processando. Eu amei, MUITO, que a Astra se manteve firme até o fim, principalmente a si mesma e o que ela queria. Astra é simplesmente FENOMENAL, uma diva incompreendida que se errou, foi tentando acertar. E, bom, eu me mantive firme com ela até o fim também, não soltei a mão. E por falar em "soltar", não tem nenhuma ponta solta, é tudo bem definido e fechadinho, você chega no final sem qualquer tipo de dúvida.
Eu poderia escrever muito mais sobre essa obra-prima em forma de livro, mas vou parar por aqui. Só leiam, é incrível. Com certeza é uma leitura que vai ficar na minha cabeça por um bom tempo. Thais, você é uma escritora maravilhosa e obrigada por essa história.
ps.: Norton eu te amo. Que personagem complexo e fascinante, ele é um dos meus favoritos desde o início.
@vanesleituras no Instagram.