Chupim

Chupim Itamar Vieira Junior
Itamar Vieira Junior




Resenhas - Chupim


10 encontrados | exibindo 1 a 10


Cleber 02/10/2024

Passarinho
É legal ver mais um autor consagrado se aventurar nas histórias infantis, penso que não é nada fácil criar uma história que pareça ser simples, mas que seja muito significativa. Itamar Vieira nos encanta novamente e as arte da Manuela Navas deixou a história ainda mais bela.
comentários(0)comente



Ed.Costa 15/08/2024

Um livro imperdível para crianças e adultos
?Chupim? marca a estreia de Itamar Vieira Júnior na literatura infantil.

O livro é narrado sob a perspectiva de Julim, um menino que vai conhecer o campo de arroz onde seu pai trabalha. Sua missão é espantar os chupins. Mas, ele se pergunta: Que mal um passarinho pode fazer?

?Chupim? resgata o universo de ?Torto Arado?, o romance mais famoso do autor.

Um livro que não encantará apenas crianças.

A ilustração é uma obra-prima!

Perfeito!
comentários(0)comente



Raquel Marina 24/09/2024

Texto muito poético com ilustrações belíssimas! Uma grata surpresa a primeira obra também para o público infantil do Itamar Vieira Júnior.
comentários(0)comente



MarcosQz 12/09/2024

A relação de tudo
Bom, primeiro que apesar de ser um livro infantil não temos realmente uma história infantil.
A história de Chupim, apesar de breve, possui um peso muito grande, contrapõe o infantil e o adulto em um duelo contra os pássaros que comem o arroz que deve ser colhido.
Mas Julim não consegue acreditar que os pássaros possam ser ruins.
Itamar nos conta uma história breve, de uma realidade existente ainda nos dias de hoje. O livro nos faz pensar sobre as infâncias espalhadas pelo país, as famílias exploradas que trabalham na terra, a relação da natureza com os humanos e dos animais com a terra.
Chupim pode ser um início de Torto Arado, as narrativas de completam. Temos em Chupim um personagem do primeiro livro, o próprio pássaro.

E as artes de Manuela Navas são simplesmente impecáveis, ela consegue dar fluidez e profundidade em seus traços, é possível sentir a vida em seus desenhos. A arte de Navas é um complemento maravilhoso à história de Itamar.

E o livro ainda traz um QRcode com material adicional.
comentários(0)comente



Rafael Mussolini 24/08/2024

Chupim
"Chupim" do Itamar Vieira Junior em coautoria com a artista plástica Manuela Navas, é a estreia de Itamar, mundialmente conhecido pelo romance Torto Arado, na literatura para as infâncias. Chupim foi publicado pela Editora Todavia, através do selo infantil e infantojuvenil Baião, que possui uma curadoria genial. Itamar conseguiu transferir para a literatura infantil todo o lirismo e a crítica social já tão características de sua obra para adultos, ao descrever um dia na vida de um grupo de trabalhadores do campo pela perspectiva de uma criança. Itamar foi vencedor dos prêmios Leya, Oceanos e Jabuti.

"Antes de o galo anunciar o início de um novo dia, o pai chama para o despertar: “Menino, menino”. Aquela era a primeira vez que Julim ia para os campos de arroz. Ali, enquanto os trabalhadores plantam, colhem e deixam os seus anos na terra, as crianças espantam os chupins. Mas, afinal, que mal pode fazer um passarinho?"

Julim é um garoto que mora e trabalha no campo com sua família e o livro inicia com o despertar do garoto, nas primeiras horas da manhã, para iniciar as atividades do dia. De início já estabelecemos contato com o texto poético de Itamar, onde o nascer do dia vira “um convite para o despertar” e o chamado do pai “se misturava à bagunça do sono”, lutando contra a vontade de Julim de continuar dormindo na rede.

E o nascer do dia vai sendo descrito com beleza e delicadeza, fazendo um contraste com as atividades maçantes que os esperam na plantação de arroz:

Os sons viram ruído de bichos
e de natureza, rumor de vento
e cheiro de chuva.

Julim parte para o campo e ao ouvir os conselhos dos adultos, o garoto se questiona sobre uma das ordens, que é de afastar os chupins dos campos de arroz. Julim não consegue entender que mal um pássaro pode fazer e muito menos porque os adultos o chamam de praga, ainda mais um pássaro de coloração preta, que quando expostos ao sol, brilham em um tom azul-violeta. No burburinho de correr pelo campo, junto a outras crianças, Julim se sente mais como os chupins do que como os adultos.

"As crianças corriam feito espantalhos vivos. Algazarra de criança, algazarra de voo de chupim."

Itamar Vieira Junior é uma voz importante da literatura contemporânea brasileira. O autor apresenta para o grande público, algumas vivências de pessoas que sempre estiveram esquecidas ou estigmatizadas na literatura e em outras áreas. Quando falamos das literaturas para as infâncias a sua escrita se torna ainda mais importante, pois desafia o controle das narrativas desde cedo e coloca nossas crianças cientes de uma realidade que tem suas belezas, suas mazelas e que clama por uma geração mais consciente.

site: https://rafamussolini.blogspot.com/2024/08/chupim-do-itamar-vieira-junior-e-da.html
comentários(0)comente



Carlabknho 11/10/2024

Chupim
A história nos conduz de forma leve e poética para uma casa modesta, uma família humilde que vive na zona rural com simplicidade e encarando os revéses da desigualdade do mundo. Tudo isso acompanhado de ilustrações lindas, fortes, que captam e expressam de forma ímpar a essência daquela realidade.
Vemos a visão, a candura e a inocência das crianças diante daquela realidade. Como são conduzidos aos arrozais (forma de sobrevivência da família) enlaçados pelo pretexto de grande brincadeira, tardes de diversão, mas de fato eram usados pelos patrões dos pais como espantalhos humanos que deveriam afugentar das plantações pragas, em específico um passarinho conhecido como CHUPIM.
As crianças não compreendiam o que de fato faziam, tudo era uma grande aventura, muito menos Julim que era encantando pelo pássaro. Quando então nota o trabalho mágico do pássaro, em sintonia com fenômenos da natureza trabalhava de forma semelhante aos pais que buscavam o pão-nosso-de-cada-dia.
A beleza e valor da vida mesmo que simples está visível para todos, mas poucos consegue enxergar!
comentários(0)comente



jsscmaria 14/10/2024

Lindíssimo
?Chupim?, de Itamar Vieira Junior, é uma obra que se destaca pela beleza sensível e pela profundidade de sua narrativa. Com sua escrita envolvente, Itamar consegue emocionar e surpreender ao abordar temas essenciais com delicadeza. A história, voltada para o público infantil, carrega significados profundos que ressoam tanto nas crianças quanto nos adultos. Fico particularmente feliz por ver o autor trazer sua habilidade narrativa para as infâncias, que necessitam de palavras com verdadeiro significado. O livro é uma beleza sem igual, oferecendo uma experiência literária rica em emoções e reflexões, capaz de tocar o coração de qualquer leitor.
comentários(0)comente



Leticia 13/11/2024

Que a escrita de Itamar Vieira Junior é poderosa, isso já estava claro em seu romance de estreia, mas Chupim comprova que seu talento se mantém até quando ele decide transitar em outros gêneros, nesse caso a literatura infantil. Recomendo demais. Além do excelente texto de Itamar, as ilustrações são perfeitas.
comentários(0)comente



Suzianne1 14/11/2024

Obra de arte visual e literária
Que encontro belíssimo esse das artes de Manuela Navas com as palavras de Itamar Vieira Júnior. Sugiro que comprem o livro com o brinde e emoldurem a pintura (se vendessem mais pinturas do livro, eu compraria rs). No livro nos deparamos com dois personagens familiares de Torto Arado. Acho que o Chupim pode ter vários significados a depender de qual é o ponto de vida da relação, de quem parte o olhar (Julim, pai e trabalhadores, outras crianças, natureza) e também traz uma relação entre a terra, público e privado, explorações. Uma narrativa acessível que nos fala tanto com poucas palavras e com imagens belíssimas.
comentários(0)comente



10 encontrados | exibindo 1 a 10


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR