Mei` 28/02/2022
Guerra é paz; Liberdade é escravidão; Ignorância é força
Esse livro é uma marca para a história. De verdade, nunca li algo parecido. Peço desculpas por não conseguir formular bem essa resenha, tenho tantas coisas a pontuar e transmitir em palavras vai ser um verdadeiro desafio kk
Sobre A revolução dos bichos: pelo livro ser mais curto, e dessa forma, mostrado de uma forma mais direta e sem rodeios o por quê da liberdade ser tão importante, e como ideias utópicas nunca funcionam e nunca funcionarão, deixa a leitura assustadoramente atual.
Sobre 1984: no livro é mostrado como a dominância da mente (e dessa forma, da matéria) é extremamente perigosa. Quem controla a mente, consegue controlar o passado, dessa forma, por meio de vigilância constante e lavagens cerebrais, a liberdade do mundo inteiro é tomada, já que não conseguem se lembrar de um mundo diferente.
As classes socias, segundo o livro, estão sempre se revesando entre os Altos e os Médios, um tentando se manter no poder, e o outro tentando chegar até o topo; enquanto os Baixos estão, no tempo que lhes é restado, pedindo por igualdade. A ideia de igualdade nunca vai ser atingida, afinal o poder e o medo andam lado a lado.
O Grande Irmão, que está sempre te observando, sabe do seu meio e não se importa com o fim, desde que continue no topo ? e esse é um erro que os Altos não vão cometer novamente, não deixarão os Médios tomarem seu lugar porque os Médios nunca chegarão a ter uma chance de escapar de seu governo totalmente totalitário e indiferente.
Acho uma leitura obrigatória, ela nos lembra pelo o que lutamos e qual pode ser a consequência de um mundo onde liberdade de expressão é um crime.