Leonardo 21/08/2024Apaixonante como a vidaFala galera do Porão Literário, tudo certo? Hoje minha resenha é do livro Contos e Crônicas lançado de pela editora Labrador. O livro é de autoria de José Victor do Lago e a resenha foi escrita por Leonardo Santos.
Pra começar, eu AMO crônicas. Não costuma ser um gênero muito aclamado pela comunidade literária, mas gosto muito da forma como grandes autores conseguem trabalhar uma escrita mais crítica (e até mesmo ácida) em narrativas curtas. Aqui, em "Contos e Crônicas", José consegue trazer isso com muito humor e leveza, o que se torna extremamente atrativo para qualquer tipo de leitor.
Essa antologia de contos é dividida em três principais temas: Viagens na Imaginação, Contos de Minas e Reflexões Pessoais e cada seção apresenta uma faceta diferente do autor, mas é claro que em todas elas ele consegue abordar uma vasta gama de emoções e temas, desde o cotidiano mais banal até reflexões mais elaboradas sobre a condição humana.
As histórias são curtas e deliciosas de serem lidas. Com uma média de duas páginas por conto ou crônica, me permiti ir lendo aos poucos. Em dias que estava mais apto a leitura, fui lá e li alguns capítulos; às vezes alternava e leia um conto aleatório... O fato de amar antologias é justamente esse, podemos escolher uma história curta qualquer e nos divertir por alguns minutos!
Na seção Contos de Minas, por exemplo, o autor demonstra um profundo conhecimento das tradições e do imaginário popular mineiro, criando personagens que, embora ancorados ou que vão conhecer a cultura local, acabam dialogando conosco em muitas camadas. Contos como "A sina de Jorginho" que traz a figura amaldiçoada de Jorginho e um homem chamado Salvador... O conto traz um quê ritualístico que é incrível.
Por outro lado, as Reflexões Pessoais trazem um pouco mais a respeito do próprio eu-literário de José Victor capturando com precisão as incertezas, os dilemas e as epifanias que marcam o percurso de vida de qualquer indivíduo em um equilibrar bem interessante a respeito pessoal e o universal. Entrar em um emprego novo e desenvolver amizades nele, aprender a tocar violão, uma missa de finados, uma caminhada... Tudo ganha uma nova perspectiva através da literatura.
Viagens na Imaginação é a primeira parte dessa antologia e trazem diversos personagens diferentes em diversos momentos de suas vidas. Alguns me fisgaram, outros nem tanto... Mas o resultado foi extremamente positivo.
Por fim, a coletânea de contos e crônicas de José Victor do Lago é uma antologia que se destaca pela habilidade do autor em transformar o comum em extraordinário! E sim, esse livro me deixou ainda mais animado pra voltar a ler contos e narrativas mais curtas que, mesmo menores, não deixam de entregar notáveis características literárias!