Rafael 10/10/2015Enquanto a faculdade não chega, as festas fim de ano são uma boa pedida.Para quem assiste ou assistiu a série e está acostumado com as personalidades dos personagens na mesma, os livros de Gossip Girl podem não ser a melhor leitura do mundo, afinal os personagens aqui são muito mais promíscuos e "sujos" do que no seriado. Mas é aí que está a graça do livro. A série de Cecily Von Ziegezar não quer emocionar ou marcar os leitores com um drama ou quotes, o objetivo dos livros é justamente mostrar esse lado "mal" dos personagens.
Acho que isso é um dos pontos que me fazem querer continuar a série. Além da misteriosa Gossip Girl, que consegue me tirar várias risadas, quero saber até onde os personagens estão dispostos a irem para conseguir o que querem. E se série eles são mais suavizados, mas ainda assim cometem vilanias e trapaças, imagina aqui onde são todos uns piores que o outro. E como a própria GG diz, nós amamos isso.
Nesse volume, a seriedade de ir para a faculdade do livro anterior é deixada de lado, e todos voltam a ser os jovens festeiros do primeiro livro. O natal e ano-novo já está se aproximando e todos querem curtir as festas de fim de ano no melhor estilo. Serena é, para todos os efeitos, a protagonista da série; mas é Blair que recebe maior destaque nesse livro. E mesmo Serena sendo minha personagem favorita tanto nos livros quanto na série, esse destaque sobre Blair foi muito bom, pois vimos que a personagem não é tão dependente de Nate como nas duas primeiras temporadas do seriado. E não lembro se nos outros livros, a doença de Blair foi citada, então é aqui que temos o primeiro contato com ela.
Serena acabou passando esse livro bem apagada e sua história se resumiu em ficar com um novo personagem. Como shippo ela com Dan e nos livros, ela pouco liga para o personagem, as páginas que envolviam Serena e Flow me deram sono. Ainda tenho esperanças que ela e Dan se conheçam melhor nos próximos livros... E falando nele, Dan e Vanessa se tornam o casal da vez - e é outro casal que não me satisfaz. Mas ainda assim gosto bastante da personagem, ela é uma das poucas que a série de TV não precisou mudar a personalidade, pois Vanessa não é como os "riquinhos esnobes".
E outro novo casal é Jenny e Nate, o único que me agradou. Eu sempre quis eles juntos no seriado e lá, as coisas não deram muito certo para os dois. Mas ao menos nesse livro, eles ficam bastante tempo juntos. Mas como nem tudo é perfeito, Nate é um dos piores personagens do livro e passa 80% da história usando drogas. E Chuck continua sem o devido destaque que recebe na série, sendo nos livros apenas como um figurante. E por fim, mas não menos importante, Aaron é muito superior aqui do que na série. Na verdade, aqui é como se ele tomasse o lugar de Chuck no sexteto de protagonistas e o leitor torce por ele - diferente de sua partipação na série, que é bem chata.
E é isso. Muita gente já desistiu da série, mas eu ainda continuo gostando da história. A narração da Cecily é bem rápida e você termina a leitura em pouco tempo. E por serem livros curtos, são perfeitos para quando você quiser uma leitura sem maiores compromissos. Mas esse não é o fim do Upper East Side, ainda tem muitos livros pela frente. Até lá!
site:
http://crushforbooks.blogspot.com.br/