Paulo Silas 26/05/2024É com essa obra que Saussure inicia a linguística da forma como hoje é conhecida: como uma disciplina autônoma, como ciência, como um saber próprio, como um campo que sistematizou a linguagem de modo a permitir uma série de estudos com enfoques próprios, tendo-se assim uma grande virada metodológica ao se estabelecer um paradigma novo que fez com que a relação da humanidade com a linguagem passasse a ser diferente desde então. É com Saussure que nasce a linguística, estando em seu "Curso de Linguística Geral" toda a base que formaciona essa disciplina.
Como bem se sabe, o livro não foi propriamente escrito por Saussure, sendo a obra resultado das anotações que foram compiladas por alguns alunos e seguidores do autor a partir de suas aulas e alguns registros. A sistematização do saber linguístico foi toda pensada e articulada por Saussure, cabendo aos seus pupilos a reunião desses ensinamentos em forma de livro a fim de que essa disciplina inovadora pudesse ser transmitida. E assim aconteceu, representando o "Curso de Linguística Geral" um grande marco para os estudos sobre a linguagem.
Para além da introdução - que conta com uma série de ensinamentos fundamentais para a estrutura da linguística - e um apêndice - que aborda algumas questões sobre a fonologia -, o livro é dividido em cinco partes, cada qual tratando de temas que compõem o saber linguístico. Na primeira parte, princípios gerais sobre a linguística são apresentados. Na segunda parte, a linguística sincrônica é abordada. Na terceira parte, a atenção é voltada para a linguística diacrônica. Na quarta parte, a linguística geográfica é que é trabalhada. Na quinta e última parte, tem-se um estudo sobre algumas questões de linguística retrospectiva. Com isso, o Curso de Saussure estabelece as bases e constitui um importante passo (o primeiro de fato) para essa área da linguagem, tratando-se de uma obra de conhecimento obrigatório por todos aqueles que estudam o tema.