Pefico 07/09/2010
Jim Butcher diversifica
SEM SPOILER
Furies of Calderon conta a estória de vários personagens em um cenário medieval com direito a castelos e plots conspiratórios. A princípio parece algo que todo mundo já escreveu alguma vez na vida, mas Jim Butcher traz um sistema de magia que se não é original, pelo menos foi bem bolado. As pessoas do reino de Aleran conseguem se comunicar com as "fury", um tipo de criatura elemental da natureza.
Existem seis tipos de fury: fogo, água, terra, ar, madeira e metal e cada pessoa pode ter pelo menos dois tipos de fury (os limites ainda não ficaram claros neste livro). Assim as pessoas recebem um controle restrito do elemento ao qual se associaram e conseguem fazer coisas fenomenais que neste mundo substituem tecnologia, como acender tochas (fogo), curar (água) e forjar armas fantásticas (metal).
Em Furies of Calderon, Jim Butcher deixa completamente de lado o tom sarcástico dos Dresden Files e entra de cabeça na velha fórmula reino-fantástico-com-reis-e-rainhas-mais-magia. Infelizmente ele não consegue ser bem sucedido em fazer uma estória empolgante e original. No entanto, imagino que ela é boa o suficiente para satisfazer pessoas que ainda não se cansaram deste tipo de cenário e que estão ávidas por ler um misto de Senhor dos Anéis, Pokemon e conceitos básicos de magia cerimonial.