spoiler visualizarKennedy 06/07/2011
Objetivo e imperdível para qualquer pessoa.
"A Cartomante" - vamos deixar isso claro - não é um romance; é um conto. Um conto escrito por Machado de Assis. Um conto muito bom, por sinal.
A estória gira em torno de apenas três pessoas: Vilela, Camilo e Rita. Vilela, um advogado, é casado com Rita. Os dois mudam-se para o Rio de Janeiro e o marido dela apresenta Camilo, um antigo amigo. A partir daí surge um caso entre os dois. Dias depois Camilo recebe uma carta anônima, e a pessoa que a escreveu deixa bem claro que sabe de seu caso secreto com a esposa de seu melhor amigo. Camilo fica com medo e as cartas não param de chegar, todas elas quase sempre com o mesmo conteúdo. Até que, num certo dia, Camilo recebe a "última" carta. A carta é de Vilela, que o convida para ir a sua casa para terem uma conversa. Já desconfiando Camilo decide ir, mas morrendo de medo.
No caminho para a casa do amigo há um incidente na rua e não é possível sair do local, por isso ele tem que esperar a carroça que caiu na rua sair da frente. Enquanto espera a carroça sair da passagem, Camilo se depara com a casa de uma cartomante, a qual Rita tinha lhe contado que tinha ido, logo no primeiros parágrafos do conto. Camilo, que não acredita nessas coisas, acaba não resistindo e se consulta com a cartomante. Ele alega que está com medo do que possa acontecer na casa do amigo e a mulher diz que nada vai acontecer, que o convite foi apenas um convite normal, para conversaram como amigos.
Saindo da cartomante, a carroça que estivera caída na rua é retirada e a passagem aberta a todos. Ao chegar na casa de Vilela, o qual imediatamente abre a porta ele se depara com a Rita morta a tiros, toda ensanguentada. Logo apóis, Vilela dá dois tiros em Camilo, e esse morre.
Gostei muito do conto. A narrativo de Machado é muito agradável e bem escrita. Ao contrário de "O Alienista" - que também é um conto - esse daqui é bem menor e muito mais objetivo. Gostei muito mesmo desse conto e com certeza vou ler outros contos de Machado de Assis. Em menos de vinte minutos você se diverte com uma estória boa, divertida e de qualidade. Ah, sem contar que tal conto pode cair no vestibular. Recomendo a todo. Não vai tomar nem meia hora do seu tempo e é muito legal.